A+ / A-

50.º aniversário

IPO Porto vai ter robot para cirurgias oncológicas

17 abr, 2024 - 17:32 • Redação

No 50º aniversário da instituição, o presidente afirmou que quer que o IPO se torne “num centro de referência para treino de cirurgia oncológica robotizada”.

A+ / A-

A criação de um Conselho Consultivo do Doente Oncológico e a aquisição de um robot cirúrgico são alguns dos anúncios feitos presidente do Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto), Júlio Oliveira,, na celebração do 50º aniversário da instituição, que contou com a presença da secretária de Estado da Saúde.

"É nossa preocupação facilitar e promover a capacitação e a participação dos doentes na delineação dos cuidados que oferecemos. Nesse sentido, anunciamos a intenção de criar, ainda durante este ano, o Conselho Consultivo do Doente Oncológico", afirmou Júlio Oliveira.

O presidente refere ainda que o IPO Porto, como “peça central do SNS” e “um dos centros europeus que mais doentes com cancro opera”, adquiriu, através do Plano de Recuperação e Resiliência, um robot cirúrgico, tendo em vista “tornar a instituição num centro de referência para treino de cirurgia oncológica robotizada”.

Júlio Oliveira defendeu que o instituto “mais novo entre os irmãos de Lisboa e Coimbra” tem sido durante 50 anos “porto de abrigo daqueles que precisam de ajuda na fase mais difícil da sua existência” e uma “presença cada vez mais preponderante além-fronteiras”.

O responsável pela instituição saudou ainda os profissionais de saúde por “contribuírem para esta missão tão nobre” e garantiu aos ”doentes oncológicos e famílias” que a “missão” e os “padrões de qualidade” do IPO Porto se irão manter.

“À sociedade portuguesa: enquanto o cancro não for uma história do passado contarão com o IPO do Porto, com a visão, empenho e trabalho dos seus profissionais. Lembremos o passado, celebremos o presente, olhemos com esperança para o futuro”, termina Júlio Oliveira.

No evento também esteve presente a secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, que agradeceu aos profissionais porque “são eles que fazem a instituição”.

A secretária da Saúde louvou ainda o IPO “pelo trabalho reconhecido nacional e internacionalmente por todos, dado o elevado padrão de qualidade que assegura na prestação de cuidados a doentes oncológicos”.

Em nome da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, confessou esperar “aplaudir nos próximos muitos aniversários a evolução do trabalho" da instituição”.

A vereadora da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, elogiou igualmente o IPO e os seus profissionais de saúde pelos “elevados níveis de qualidade, humanismo e eficiência” e garantiu, em nome do município, manter o compromisso em investir e apoiar a saúde.

No dia em que assinalam os 50 anos do IPO do Porto, Júlio Oliveira também anunciou o lançamento das Bolsas de Investigação Dr. José Guimarães do Santos, no valor de 250 mil euros, em homenagem a um dos fundadores da cultura organizacional da instituição.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+