Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

GNR detém dois homens em Guimarães e apreende 1,75 milhões de cigarros

03 abr, 2024 - 12:29 • Lusa

Além das detenções, foram ainda constituídos arguidos outros três homens.

A+ / A-

A GNR deteve dois homens por alegado contrabando, no concelho de Guimarães, distrito de Braga, e apreendeu 1,75 milhões de cigarros, avaliados em 420 mil euros, anunciou esta quarta-feira esta força de segurança.

Em comunicado, a GNR explica que as detenções dos arguidos, de 36 e de 41 anos, decorreram no âmbito de uma investigação relacionada com contrabando de tabaco que decorria há dois anos.

Durante a operação policial, os militares do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) do Porto deram cumprimento a três mandados de busca não domiciliárias, um em armazém e dois em viaturas, durante as quais apreenderam 1,75 milhões de cigarros, mais de 12 mil euros em numerário, seis telemóveis e uma viatura.

"O valor do tabaco apreendido ascende a 420.000 euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado em sede de imposto sobre o tabaco (IT) num valor de 330.000 euros", salienta a GNR.

Além das detenções, foram ainda constituídos arguidos outros três homens, com idades entre os 36 e 41 anos, também pelo crime de contrabando. .

Os detidos vão ser presentes esta quarta-feira ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para aplicação de medidas de coação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+