Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fim de semana com neve e agitação marítima

01 mar, 2024 - 07:13 • Olímpia Mairos

Dez distritos vão estar sob aviso amarelo devido à neve e sete distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima.

A+ / A-

A partir das 13h00 de sábado, dez distritos do continente vão estar sob aviso amarelo devido à queda de neve.

Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estarão sob aviso amarelo entre as 12h00 de sábado e as 9h00 de domingo e Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra entre as 12h00 e as 21h00 de sábado.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se queda de neve acima de 700/900 metros, com acumulação até 5 centímetros acima de 1000/1100 metros, sendo que em Castelo Branco e na Guarda, a acumulação de neve poderá ultrapassar os 10 centímetros nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

O IPMA alerta para impactos prováveis como a “perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo”, que pode condicionar ou interditar vias, causar danos em estruturas ou árvores ou prejudicando abastecimentos locais.

Devido à previsão de agitação marítima, sete distritos vão estar no sábado sob aviso laranja, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo até às 6h00 de sábado, passando depois a laranja até às 00h00 de domingo e de novo a amarelo até às 12h00 de domingo.

Já os distritos de Beja, Faro e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre as 6h00 de sábado e as 12h00 de domingo.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros no Minho e Douro Litoral, estendendo-se gradualmente a partir da manhã às restantes regiões, onde serão em geral fracos, sendo de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, subindo a cota para 1200/1400 metros.

As previsões apontam, ainda, para a possibilidade de queda de granizo, formação de gelo em alguns locais do interior das regiões Norte e Centro e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+