A+ / A-

Sismo de 4.5 na escala de Richter provoca "pequena derrocada" e corta estrada nos Açores

14 jan, 2024 - 10:47 • Marisa Gonçalves e Ricardo Vieira

O sismo registado na Ilha Terceira provocou uma derrocada e cortou uma estrada, adianta à Renascença fonte dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo. Não há danos pessoais.

A+ / A-

Um sismo de magnitude 4.5 na escala de Richter foi registado este domingo de manhã na ilha Terceira, nos Açores. O abalo também foi sentido na ilha de São Jorge.

O tremor de terra aconteceu às 07hh19 locais (08h19 em Lisboa), com epicentro próximo de Serreta, ilha Terceira, avança o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo provocou uma derrocada e cortou uma estrada, adianta à Renascença fonte dos Bombeiros Voluntários de Angra do Heroísmo.

"Não há danos humanos, quanto a danos materiais, houve uma pequena derrocada numa estrada que neste momento está fechada ao trânsito. É uma estrada junto ao mar, na zona noroeste da ilha, que liga a freguesia da Serreta à freguesia de Raminho, na encosta da Serra de Santa Bárbara", indica a mesma fonte.

"Fizemos uma vistoria em todas as artérias do concelho de Angra. As equipas estão no terreno", acrescenta.

A Proteção Civil regional refere, em comunicado, que considerando a instabilidade da encosta, a estrada deverá manter-se encerrada à circulação nos próximos dias por motivos de segurança, até que seja efetuada uma avaliação pelo Laboratório Regional Engenharia Civil (LREC)”.

As autoridades açorianas apelam à população que se não desloque para a zona afetada enquanto a estrada estiver interditada.

O abalo na ilha Terceira "foi sentido com intensidade máxima V (escala de Mercalli modificada) nas freguesias de Altares, Cinco Ribeiras, Doze Ribeiras, Raminho, Santa Bárbara e Quatro Ribeiras (Terceira)", segundo o IPMA.

[notícia atualizada às 14h09]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sandra Candeias
    14 jan, 2024 Serpa 11:18
    Por volta das 3h10 da manhã senti a cama tremer no concelho de Serpa, poderá ter sido um pequeno sismo?

Destaques V+