Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 180 centros de saúde abertos na véspera e no dia de Natal

22 dez, 2023 - 17:36 • Teresa Paula Costa com redação

Saiba que centros de saúde vão estar abertos. Número é o mesmo do ano passado. Medida visa diminuir a pressão junto dos serviços de urgência hospitalares.

A+ / A-

Mais de 180 centros de saúde do país vão estar abertos na véspera e no dia de Natal, revelou nesta sexta-feira o ministério da Saúde.

Em comunicado, é referido que, no sábado, 23 de dezembro, estarão abertos 234 centros de saúde e, no domingo, 24 de dezembro, 191 unidades. Também na segunda-feira, dia de Natal, estarão operacionais 187 centros de saúde. São números semelhantes aos do ano passado e que representam menos de um centro de saúde por concelho.

A medida insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024, operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do SNS.

Com esta resposta, o ministério da Saúde quer diminuir a pressão sobre os serviços de urgência hospitalares, apelando à população para que, em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, contacte o SNS 24 para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima.

Já em situações de emergência, deve ser contactado o 112.

Confira a lista de centros de saúde que vão estar abertos durante as festas de Natal:

(notícia atualizada)

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JOSE GERALDES PEREIR
    23 dez, 2023 LISBOA 11:49
    Quem consegue ler a lista dos centros de saúde abertos na época natalícia?

Destaques V+