Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais de 8,5 mil professores sobem de escalão em 2023

22 dez, 2023 - 16:47 • Teresa Paula Costa

Acelerador de carreiras permitiu subidas sem criação de vagas adicionais.

A+ / A-

Cerca de oito mil e 561 professores transitam este ano para os 5.º e 7.º escalões da carreira, sendo 2023 o ano com o maior número de progressões, revelou nesta sexta-feira o ministério da Educação.

Em comunicado, o ministério afirma que a lista definitiva de professores foi hoje publicada e que transitaram todos os professores que, por avaliação de mérito, estão dispensados da existência de vaga: 4941 para o 5.º escalão e 3620 para o 7.º escalão.

O acelerador das carreiras permitiu que todos os docentes abrangidos pelos períodos de congelamento progredissem através da criação de vagas adicionais.


Esta foi a solução que o ministério da educação encontrou para permitir a isenção de vaga “para progressão e a recuperação do tempo em espera para todos estes professores, continuando a sua aplicação a produzir efeitos também nos anos seguintes, duplicando o número de professores que progrediriam em condições normais.”

Segundo o comunicado, em 2023, com o mecanismo de aceleração de progressão na carreira, 92,37% de docentes obtiveram vaga para acesso ao 5.º escalão e 96,87% docentes obtiveram vaga para acesso ao 7.º escalão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+