Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lacerda Sales admite reunião com filho de Marcelo sobre as gémeas

21 dez, 2023 - 23:47 • Ricardo Vieira

A reunião aconteceu em 7 de novembro de 2019, quando Lacerda Sales era secretário de Estado da Saúde. Lacerda Sales nega "cunha" ou marcação de consulta no Hospital de Santa Maria.

A+ / A-

Lacerda Sales admite que recebeu o Nuno Rebelo de Sousa, numa reunião em que o filho do Presidente da República lhe falou sobre o caso das gémeas luso-brasileiras, que sofrem de atrofia muscular espinal. A revelação é feita em entrevista ao jornal Expresso.

A reunião aconteceu em 7 de novembro de 2019, quando Lacerda Sales era secretário de Estado da Saúde.

“Nuno Rebelo de Sousa falou-me das duas crianças em reunião pedida por ele ao meu gabinete, deixei-o falar, simplesmente”, afirma Lacerda Sales, que até agora tinha referido que "genuinamente" não se recordava do encontro e que ia tentar reconstituir a fita do tempo.

O antigo governante volta a negar que tenha sido ele a telefonar para marcar a consulta para as gémeas no Hospital de Santa Maria, para iniciarem o tratamento no valor de quatro milhões de euros.

Lacerda Sales adianta que não recebeu qualquer documento sobre o caso das gémeas e que não falou com ninguém sobre o assunto.

A auditoria interna do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, concluiu que foi a Secretaria de Estado da Saúde a fazer a referenciação para a primeira consulta da especialidade de Neuropediatria das duas gémeas luso-brasileiras.

Em declarações à Renascença, a 1 2de dezembro, Lacerda Sales, antigo secretário de Estado da Saúde, garantiu que não marcou a consulta no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para as gémeas luso-brasileiras, tratadas no Hospital de Santa Maria com um medicamento inovador, no valor de quatro milhões de euros.

"Repito aquilo que já disse. Nenhum secretário de Estado nem ninguém tem o poder para marcar uma consulta no Serviço Nacional de Saúde, nem para poder influenciar ou violar a consciência ou a autonomia de um médico e, por isso, eu não marquei essa consulta no Serviço Nacional de Saúde", declarou Lacerda Sales.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jose Carlos Fonseca
    22 dez, 2023 Maia 13:23
    Estes tipos não têm mesmo vergonha na cara. Não se lembrava de ter estado com ele? Se fosse eu preferia borrar a cara de m.... se mentisse assim.
  • ze
    22 dez, 2023 aldeia 08:50
    Estes "governantes"não têm mesmo vergonha......Honra....essa nem sabem o que é.Se houvesse justiça, figuras assim, nunca mais poderiam exercer cargos politicos.
  • André Herdade
    22 dez, 2023 Linda-a-Velha 05:34
    É uma vergonha esta falta de honestidade. “Genuinamente” não se lembrava de ter recebido o filho do presidente da república? A um governante exige-se mais seriedade.

Destaques V+