Tempo
|
A+ / A-

Serviço Nacional de Saúde

Seis maternidades encerradas entre sexta e domingo

08 dez, 2023 - 08:10 • Liliana Monteiro , Salomé Esteves

Urgências de ginecologia e obstetrícia estão de portas fechadas em Leiria, Santarém, Vila Franca de Xira, Amadora-Sintra e Setúbal. Serviços estão condicionados em Lisboa e Almada. Há mais constrangimentos no calendário do Serviço Nacional de Saúde até ao final de janeiro.

A+ / A-

Entre esta sexta-feira e domingo, há cinco maternidades de portas fechadas em Portugal continental.

De acordo com o portal informativo Nascer em Segurança, das 41 urgências de ginecologia e obstetrícia, encerram a do Centro Hospitalar de Leiria, a do Hospital Distrital de Santarém, a do Hospital de Vila Franca de Xira, a do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) e a do Hospital São Bernardo (Centro Hospitalar de Setúbal).

As grávidas de Lisboa continuam a não ser encaminhadas para o Hospital São Francisco Xavier, à semelhança do que aconteceu durante toda a semana. Os serviços do Santa Maria estão relocalizados até 31 de janeiro. pelo menos, devido a obras.

Em Almada, as que chegarem ao Hospital Garcia de Orta às sextas-feiras, estão a ser desviadas pelo CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes). Aos fins de semana, esta urgência estará sempre encerrada até ao final do ano.

Parte destes serviços voltam a encerrar até ao final do ano. A urgência da maternidade de Setúbal está novamente encerrada entre 16 e 24 de dezembro e a do Amadora-Sintra, de 22 a 24 de dezembro. o mesmo acontece em Vila Franca de Xira, Santarém e Leiria.

Apesar de estar em funcionamento este fim-de-semana, a urgência de ginecologia e obstetrícia do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e a do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha, estarão encerradas entre os dias 15 e 17 e, depois, de 29 a 31 de dezembro.

Já a maternidade do Barreiro estará encerrada de 12 a 17 de dezembro e, depois, de 26 a 31 de dezembro.

O Serviço Nacional de Saúde publicou o calendário dos constrangimentos nas 41 urgências de ginecologia e obstetrícia de Portugal continental até ao final de janeiro.

[Informação atualizada às 14:07 com a infomração sobre a maternidade do Hospital São Francisco Xavier, que também está encerrada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+