Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo. Aveiro junta-se a Porto, Braga e Viana do Castelo com aviso laranja devido à chuva

07 dez, 2023 - 00:47 • Lusa

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu na quinta-feira um aviso à população, para as próximas 24 horas, de chuva forte nas regiões litoral norte e centro, vento, e queda de neve acima dos 1.400 metros de altitude.

A+ / A-

O distrito de Aveiro está também hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva "por vezes forte e persistente", juntando-se a Porto, Braga e Viana do Castelo, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso do IPMA é válido entre as 06:00 e as 18:00 de hoje, para os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, devido à previsão de "precipitação, por vezes forte e persistente, e com trovoadas ocasionais".

Antes, entre as 03:00 e 06:00 de hoje, os mesmos distritos estão sob aviso amarelo devido à chuva "por vezes forte e persistente".

Em Aveiro, o aviso laranja é válido entre as 12:00 e as 18:00, enquanto o aviso amarelo decorre entre as 09:00 e as 12:00. .

Também sob aviso amarelo estão hoje os distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, entre as 09:00 e as 18:00, enquanto em Vila Real o aviso é válido entre as 06:00 e as 18:00 e em Leiria entre as 12:00 e as 18:00.

De acordo com o mais recente comunicado do IPMA, Setúbal, entre as 15:00 e as 21:00, e Lisboa, entre as 15:00 e as 18:00, também estão hoje sob alerta amarelo.

O aviso amarelo para estes distritos é devido à previsão de "precipitação, por vezes forte e persistente, e com trovoadas ocasionais".

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estarão sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 15:00 de sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima com "ondas de noroeste com quatro a cinco metros".

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu na quinta-feira um aviso à população, para as próximas 24 horas, de chuva forte nas regiões litoral norte e centro, vento, e queda de neve acima dos 1.400 metros de altitude.

O aviso baseou-se nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que refere "precipitação, por vezes forte e persistente, nas regiões do litoral norte e centro em especial no Minho e Douro litoral, progredindo para a região Sul e a possibilidade de formação de gelo e geada no interior norte e centro" do país.

Estima ainda o IPMA possibilidade de queda de neve acima de 1400 metros de altitude, vento a intensificar do quadrante sul, com rajadas até 70 km/hora na faixa costeira norte do Cabo Raso e nas terras altas e ondas de noroeste com quatro a cinco metros no litoral norte e centro.

O aviso laranja é o segundo mais grave da escala e é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado", segundo o IPMA.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+