A+ / A-

Plano Geral de Drenagem de Lisboa

Patriarca abençoa imagem de Santa Bárbara no túnel anti-cheias em Lisboa

04 dez, 2023 - 16:28 • Liliana Monteiro , Beatriz Pereira

Junto a Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, D. Rui Valério deu a bênção à imagem de Santa Bárbara, que vai estar, a partir desta segunda-feira, presente na obra que faz parte do Plano Geral de Drenagem de Lisboa.

A+ / A-
Patriarca abençoa túnel que vai combater as cheias em Lisboa
Patriarca abençoa túnel que vai combater as cheias em Lisboa

A obra do Plano Geral de Drenagem de Lisboa conta, a partir desta segunda-feira, com uma imagem de Santa Bárbara, benzida pelo patriarca de Lisboa, D. Rui Valério.

A cerimónia decorreu no Estaleiro de Campolide, onde a tuneladora de 130 metros começou esta segunda-feira os trabalhos de perfuração do túnel que pretende evitar futuras cheias na cidade de Lisboa.

Em pleno terreno de obras e junto a Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o patriarca de Lisboa destacou a grandiosidade da obra, dizendo que se está a escrever "uma das páginas fundamentais da história de Lisboa".

"Na presença de uma grandiosidade assim, a nossa atitude é a da humildade, obviamente. E é aí que se encaixa este gesto de suplicar a bênção para a imagem de Santa Bárbara, para a sua proteção, seja para a obra em questão que se realiza, seja, sobretudo para aquelas e para aqueles em nome dos quais e das quais esta obra está a ser feita", afirmou, junto aos trabalhadores da obra.

D. Rui Valério sublinhou ainda que é uma obra que vai servir os cidadãos para que a cidade esteja preparada para o futuro, esperando-se que esteja pronta no final de 2025.


Já Carlos Moedas agradeceu a presença do patriarca, lembrando que "esta é a maior obra da Europa, neste momento, de adaptação da cidade às mudanças climáticas".

"A obra é feita com a ajuda de todos e, portanto, aqueles que são os trabalhadores daqui estão realmente a fazer cidade e vão fazer algo que nunca tinha sido feito", referiu.

A imagem de Santa Bárbara é a padroeira dos mineiros e de quem dá a vida em escavações e trabalhos de perfuração, que passa agora a estar presente nesta obra de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+