Tempo
|
A+ / A-

Surfista portuguesa chantageada com fotos criadas por Inteligência Artificial

30 nov, 2023 - 18:22 • Miguel Marques Ribeiro

Mariana Rocha Assis denunciou na rede social Instagram que um hacker lhe exigiu dinheiro para que não fossem divulgadas fotos em que supostamente aparece nua. As imagens, no entanto, são falsas e foram criadas através de Inteligência Artificial.

A+ / A-

A surfista portuguesa Mariana Rocha Assis está a viver um “pesadelo emocional”, próprio de um filme de ficção científica, mas infelizmente cada vez mais real e comum.

Na sua conta do Instagram, a atleta de 26 anos revelou que está a ser chantageada por um hacker, que ameaça divulgar fotos dela completamente nua criadas através de Inteligência Artificial (IA), o chamado "deepnude".

Mariana, que tem cerca de 15 mil seguidores na plataforma, admite que “perdeu muito dinheiro” nos últimos dias, ao que tudo indica por ter sido também vítima de um esquema de fraude eletrónica.

Tudo começou no dia 17 de novembro, quando a surfista recebeu no seu telemóvel um conjunto de fotos em que “aparecia” nua. “Não sou eu nas fotografias”, escreve Mariana no post desta quarta-feira e que já reúne perto de 2 mil gostos. “As imagens são geradas por inteligência artificial, e tenho que vos dizer. Juro-vos que parecem reais”.

O chantagista pediu-lhe 5 mil (não ficando claro se se trata de euros ou dólares) que deveriam ter sido pagos até esta quarta-feira. A atleta, no entanto recusou fazê-lo, mesmo sob a ameaça de que as imagens seriam enviadas para “a família, amigos, patrocinadores e clientes do hotel” dos familiares.

Mariana partilhou uma conversa que manteve com o hacker. Aí, alguém utilizando um número internacional, ao que parece de origem americana, ameaça expô-la e arruiná-la, a menos que ela aceitasse estabelecer um acordo.

A jovem diz-se perturbada por tudo aquilo que tem passado: “Hoje, conheci o lado negro deste mundo assustador. Vou ter fotos minhas a circular online”. No entanto, acrescenta, decidiu partilhar a sua história por acreditar que existem outras vítimas deste tipo de ataque.

“O mais assustador é que isto está a acontecer a muita gente. Por isso, tenham cuidado. Estes hacker estão a destruir vidas, estão a destruir sonhos”, referiu.

A atleta, que foi campeã mundial de surfskate em 2017, partilhou ainda a imagem de uma notícia do The Washington Post, que dá conta que os nus falsos criados por IA estão a aumentar exponencialmente, e a ter um especial impacto nos adolescentes.

Num outro printscreen, alerta também para a criação de um número crescente de aplicações que facilmente conseguem criar este tipo de fotografias falsas.

Por fim, a surfista deixa um apelo às autoridades para que estejam atentas ao problema. “Por muito que eu acredite que a IA tem aspetos positivos. É assustador o caminho que ela está a tomar. POR FAVOR, A TODOS OS DIRIGENTES MUNDIAIS. FAÇAM ALGUMA COISA. Estamos a dirigir-nos para um lugar muito, muito assustador", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+