A+ / A-

Estudantes detidos em ocupação de faculdade acusam polícia de violência

14 nov, 2023 - 21:23 • Lusa

Comando Metropolitano de Lisboa da PSP recusou comentar.

A+ / A-

Os seis estudantes que estiveram detidos por se recusarem a sair da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), em Lisboa, acusaram esta terça-feira a polícia do uso de violência e insultos, acusações que a PSP não comenta.

Em comunicado, o movimento Greve Climática de Lisboa refere que os estudantes "denunciam ter sido alvo de violência e insultos por parte da polícia".

Questionado pela agência Lusa sobre as acusações, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP recusou comentar.

Segundo o chefe do Núcleo de Imprensa e Relações Públicas do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, Artur Serafim, os seis estudantes - quatro raparigas e dois rapazes - foram detidos hoje de madrugada por crime de desobediência, tendo sido libertados às 6h00 e presentes a tribunal às 10h00.

Ao todo, sete estudantes ocuparam na segunda-feira as instalações da FCSH da Universidade de Lisboa, num protesto pela defesa do clima, mas um deles não foi detido porque saiu por vontade própria quando a PSP compareceu no local.

Em comunicado, a direção da FCSH referiu que se viu "obrigada a recorrer às autoridades competentes para garantir o adequado encerramento das instalações", que costuma ocorrer às 23h00, "esgotadas todas as opções de diálogo" com os estudantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    15 nov, 2023 Eu 10:54
    Poeira para os olhos: os detidos normalmente acusam sempre a polícia de alguma coisa, para desviar o foco daquilo que estavam a fazer, quando foram detidos.

Destaques V+