03 nov, 2023 - 17:04 • Cristina Nascimento , Alexandre Abrantes Neves
Quatro pessoas morreram num naufrágio esta sexta-feira ao largo da praia Formosa, em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras. A informação foi confirmada à Renascença por fonte da Capitania de Peniche.
De acordo com a fonte da Capitania, o veleiro, que tinha bandeira dinamarquesa, saiu de Peniche pelas 7h30. Por volta das 11h00 foi dado primeiro o alerta para a presença da embarcação próximo da costa, na praia da Formosa, e depois o desaparecimento da mesma.
Foram mobilizados meios para o local e, segundo a Autoridade Marítima Nacional, foram encontrados três náufragos, dois homens e uma mulher, "todos sem coletes salva-vidas", estariam inicialmente "em paragem cardiorrespiratória". Depois de assistidos, foi declarado o óbito das três pessoas no local pelo médico do INEM.
"Após contacto com o Ministério Público, os corpos foram transportados para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Torres Vedras", indicou a Autoridade Marítima Nacional em comunicado esta tarde.
Durante os trabalhos de remoção da embarcação foi encontrada uma quarta vítima, mulher, no veleiro, confirmou a Renascença. Inicialmente, as informações oficiais apontavam para a presença de apenas três pessoas a bordo.
A Autoridade Marítima Nacional indicou ainda que "o comando-local da Polícia Marítima de Peniche encontra-se a tomar conta da ocorrência e a acompanhar as ações de remoção dos destroços da embarcação pela Proteção Civil de Torres Vedras". A embarcação naufragou "a cerca de 1000 metros da praia Formosa".
Questionado sobre o que poderá estar na origem do naufrágio, o comandante Nuno Moreira refere que "neste momento ainda não têm qualquer conclusão", mas admite que possa estar de alguma forma relacionado com "o mau tempo que se faz sentir".
[Notícia atualizada às 17h30 de 3 de novembro de 2023]