Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Escolas têm recorrido a contentores para instalar mais alunos

30 out, 2023 - 09:53 • João Cunha

A+ / A-

As escolas públicas são cada vez mais procuradas por encarregados de educação de países estrangeiros. Para dar resposta a estas necessidades, há escolas que têm recorrido a contentores para instalar mais alunos.

O presidente da direção da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, Filinto Lima, desdramatiza a situação: "Os contentores reúnem todas as condições e são bem melhores que muitas salas de aula e, portanto, dá a solução."

Filinto Lima destaca que o importante é "pensar no futuro e preparar a construção de novas escolas ou ampliação das existentes".

O Ministério da Educação pretende tornar definitivas algumas das medidas inseridas no plano da recuperação de aprendizagens, postas em prática depois da pandemia.

As medidas mais eficazes deverão, por isso, tornar-se “estruturais” a partir do próximo ano letivo e sem autorização prévia da tutela, como adianta o ministro da Educação, em declarações ao jornal Público.

Filinto Lima vê com bons olhos esta decisão mas sublinha a necessidade de manter no sistema educativo os técnicos especializados contratados para colocar em prática o plano de recuperação. "O que eu gostaria é que os técnicos especializados continuassem no sistema educativo. São técnicos especializados, fazem muita falta às escolas públicas portuguesas e são um benefício muito grande para o processo de aprendizagem em si."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    30 out, 2023 aldeia 12:22
    é o progresso socialista......

Destaques V+