A+ / A-

Mais de 2,1 milhões de vacinas contra Covid-19 e gripe administradas desde setembro

27 out, 2023 - 19:04 • Lusa

Contudo, o documento não refere o número de pessoas já vacinadas desde o início da campanha de vacinação, nem especifica quantos utentes foram vacinados só com uma das duas vacinas.

A+ / A-

Mais de 2,1 milhões de vacinas contra a Covid-19 e gripe foram já administradas desde o início da campanha vacinal deste ano, a maioria em farmácias comunitárias, informou hoje a direção executiva do Serviço Nacional de Saúde.

Segundo uma informação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) enviada à agência Lusa, desde 29 de setembro de 2023, e durante os primeiros 28 dias desta Campanha de Vacinação, já foram administradas 2,153 milhões de vacinas (Covid-19 + gripe), 1.534.967 em farmácias comunitárias e 617.702 nas instituições do SNS.

Contudo, o documento não refere o número de pessoas já vacinadas desde o início da campanha de vacinação, nem especifica quantos utentes foram vacinados só com uma das duas vacinas.

Os dados fornecidos na nota de imprensa indicam que nas duas últimas semanas, o ritmo diário tem sido na ordem das 120 mil administrações diárias conjuntas (Covid-19 + gripe).

"No ano de 2022, a campanha de vacinação iniciou-se no princípio do mês de setembro, sendo que no final da quarta semana tinham sido administradas 1,501 milhões de vacinas (Covid-19 + gripe), o que significa que assistimos este ano a um aumento superior a 43 por cento no número de vacinas administradas, durante esta fase de implementação do plano", afirma a DE-SNS.

No documento, o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, diz que "os valores estão a superar os melhores cenários previstos pela Direção-Geral da Saúde (DGS)", sublinhando que "as várias dimensões deste complexo e inovador processo estão a decorrer com total normalidade".

Doze instituições públicas e privadas organizaram-se, sob a liderança da DE-SNS, para efetuar este ano o plano de vacinação, sendo sublinhado, pela DE-SNS, a forma como as farmácias comunitárias se têm constituído como parceiras.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+