Tempo
|
A+ / A-

Administradores hospitalares favoráveis à criação de equipas dedicadas nas urgências

25 out, 2023 - 15:19 • Ana Fernandes Silva

O presidente da Associação de Administradores Hospitalares, Xavier Barreto, considera fundamental um entendimento entre os sindicatos médicos e o Governo.

A+ / A-

"É possível e faz sentido criar equipas dedicadas nas urgências", é o que defende o presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, em reação ao anúncio de Manuel Pizarro.

O ministro da Saúde disse, em entrevista à Renascença e ao Público, que pretende avançar com a medida até ao final do ano, nos cinco maiores hospitais do país.

Na reação, em declarações à Renascença, Xavier Barreto saúda a decisão da tutela e diz que "a criação de Centros de Responsabilidade Integrados pode ser uma forma de concretizar esta ideia".

O responsável lembra que a medida "não serve para resolver problemas a curto prazo, é uma medida de médio-longo prazo".

"É preciso uma solução imediata e essa solução tem de passar necessariamente por um compromisso e um consenso entre os sindicatos e a tutela, porque não há outra forma de resolver esta questão até ao final do ano", salienta Xavier Barreto.

O presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares aborda ainda o plano de inverno para as urgências, dizendo que "o mais importante agora é resolver esta crise e garantir que há os recursos humanos necessários para a constituição de equipas".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+