Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Petição contra aumento previsto do IUC ultrapassa 250 mil assinaturas

19 out, 2023 - 20:49 • João Malheiro

O PSD vai propor a eliminação do aumento do IUC durante a discussão, em sede de especialidade do Orçamento do Estado para 2024.

A+ / A-

A petição que está contra o aumento previsto pelo Governo no próximo Orçamento do Estado (OE 2024) do Imposto Único de Circulação em automóveis mais antigos já reuniu mais de 250 mil assinaturas em dez dias.

Neste momento, o texto que pede que o aumento deste imposto não avance é o mais ativo e popular no site Petição Pública.

No próximo ano, quem tiver um carro ou um motociclo com matrícula anterior a 2007 vai pagar mais Imposto Único de circulação, num limite máximo de 25 euros, mas este valor vai aumentado progressivamente até que a taxa de IUC represente a totalidade da tributação relativa ao CO2 emitido por estes veículos.

No relatório que acompanha a proposta de Orçamento do Estado, o governo explica que os veículos com matrícula posterior a 2007 são tributados com base na cilindrada e nas emissões de CO2, mas os anteriores (categoria A e E) são apenas tributados com base na cilindrada.

O governo diz que esta medida abrange três milhões de carros e 500 mil motociclos.

O PSD vai propor a eliminação do aumento do IUC durante a discussão, em sede de especialidade do Orçamento do Estado para 2024.

A revelação é feita à Renascença pelo deputado Hugo Carneiro, que considera esta proposta do governo “uma medida altamente injusta para a classe média”.

O presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP) acusa o Governo de perseguição aos mais pobres ao decidir aumentar o Imposto Único de Circulação (IUC) em carros anteriores a 2007.

Em entrevista à Renascença, Carlos Barbosa diz que a subida do IUC não faz qualquer sentido. "Se as pessoas têm carro até 2007 é porque não têm dinheiro para o trocar", defende.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Amaral
    02 nov, 2023 Matosinhos 22:54
    A meu ver acho que é uma injustiça o que o Estado está a fazer aos contribuintes. A realidade é que a maioria das pessoas não vai conseguir aguentar e suportar tais valores que o Estado está a propor aplicar.
  • Zaida Santos
    24 out, 2023 Guarda 17:19
    Os nossos salários são uma miséria para tantos impostos neste país, as pessoas usam carros velhos não porque querem, mas sim porque não podem comprar carros novos ou eléctricos. Os nossos salários são uma miséria e com trabalhos precários, não são equivalentes ao do Sr. Primeiro-ministro. Carro inferiores a 2007 para muitos é um bem essencial para ir trabalhar.
  • Francisco luis
    22 out, 2023 Fátima 7Ourem 18:47
    este governo sempre foi uma anedota, mas agora tornou-se em anedota estupida
  • joaquim nunes
    21 out, 2023 TERCENA 19:26
    Todos os anos os carros vão á inspeção, estão dentro das TAXAS de polição usam gasolina verde , tenho 86 anos não tenho para comprar carro , nem tao pouco tenho pensão para me dar credito nem idade .
  • Carlos Fonseca
    21 out, 2023 Matosinhos -Porto 15:35
    Eu tenho um carro Nissan Sunny 1.4 1993 com - 105.000 Km, muito bom estado, só o uso em caso de urgência, agora com quase 79 anos, vou te de comprar um carro novo? Haja justiça. Mas quase ninguém se lembra, o que irá a acontecer às oficinas?
  • Francisco fernando
    21 out, 2023 Torre cascais 06:23
    Nao podemos pagar como vamos trabalhar
  • luis sobreira
    20 out, 2023 Viana do Castelo 19:09
    EU ACHO QUE ESTE GOVERNO ESTA A TENTAR LAVAR-NOS A DESGRAÇA ,EU PENSO QUE SE ISTO FOR AVANTE ,VOU CHEGAR FOGO AO MEU CARRO,E DEPOIS VOU PEDIR AO MARCELO(PRESIDENTE)QUE ME FINANCIE UMA TROTINETE ELETRICA MAS QUE NAO PEGUE FOGO.É ESTES POLITICOS QUE NOS TEMOS EU ACHO QUE JA CHEGA ABRAM OS OLHOS.
  • xico
    20 out, 2023 lixa 09:29
    "Mais de 250,000 votos a menos no PS.
  • José J C Cruz Pinto
    20 out, 2023 Ílhavo 03:55
    A ideia em si e a petição são absolutamente RIDÍCULAS! [Só não dá para rir, mas pouco falta.]
  • paulo
    19 out, 2023 vfx 21:54
    Temos tolerado muita coisa a este governo, mas isto foi a gota de água que fez transbordar a nossa indignação.

Destaques V+