Tempo
|
A+ / A-

Primeiro-ministro reúne-se com o diretor executivo do SNS

13 out, 2023 - 05:20 • Lusa

Em funções há um ano, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, dirigida pelo médico Fernando Araújo, ainda não tinha regulamentação sobre o seu funcionamento

A+ / A-

O primeiro-ministro reúne-se, esta sexta-feira, com o diretor executivo do SNS, um dia depois dos estatutos deste organismo, em funções há um ano, terem sido publicados e quando Governo e sindicatos médicos ainda não chegaram a acordo sobre aumentos salariais.

Em funções há um ano, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, dirigida pelo médico Fernando Araújo, ainda não tinha regulamentação sobre o seu funcionamento. Os estatutos foram publicados em portaria depois de o Presidente da República ter insistido na necessidade de se definir o novo quadro orgânico do SNS.

Este encontro de António Costa com Fernando Araújo, no Hospital de São João, Porto, acontece também quando se verificam constrangimentos nos serviços de urgência de vários hospitais do SNS devido à recusa de mais de 2.000 médicos em fazerem horas extraordinárias, além das 150 obrigatórias.

Esta crise levou Fernando Araújo a reunir-se durante todo o dia de sábado passado com mais de 150 profissionais de várias especialidades e dirigentes de cerca de quatro dezenas de hospitais.

Já esta quinta-feira, à saída de mais uma ronda negocial em que o Governo apresentou uma proposta, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, explicou que as negociações com os sindicatos dos médicos serão retomadas na próxima semana, uma vez que a Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu manter a greve de 17 e 18 de outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+