Tempo
|
A+ / A-

SNS em rutura

Hospital de Matosinhos sem cirurgia nas urgências nos fins de semana de outubro

04 out, 2023 - 18:40 • Anabela Góis , João Pedro Quesado

Suspensão inclui todas as sextas-feiras do mês. O hospital não sabe quantos médicos entregaram a recusa às horas extraordinárias excessivas.

A+ / A-

O Hospital Pedro Hispano vai "suspender" o apoio de Cirurgia Geral ao Serviço de Urgência nas sextas, sábados e domingos de outubro. Não é conhecido o número de médicos que se recusam a fazer horas extraordinárias além do máximo previsto pela lei.

Em resposta a questões da Renascença, a unidade de saúde de Matosinhos confirmou a suspensão desta especialidade nas urgências do hospital a partir do dia 6 de outubro.

"Estes são os dias em que há um menor volume de trabalho e por isso se entendeu concentrar nos restantes dias o maior número de profissionais de modo a garantir as condições de segurança para os nossos utentes e profissionais", declarou fonte do hospital.

Essa opção, de acordo com a mesma fonte, permite assegurar "o bom funcionamento dos restantes serviços", num momento em que diz não ter "como confirmar" o número de profissionais de saúde que se recusam a fazer horas extraordinárias acima das 150 que a lei prevê.

Segundo a Federação Nacional de Médicos, já são mais de dois mil os médicos que entregaram a escusa a estas horas extraordinárias. A Ordem dos Médicos já discutiu, com o Ministério da Saúde, medidas como um horário de 35 horas e uma nova carreira médica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+