Tempo
|
A+ / A-

reportagem

Vacinas nas farmácias. "Temos uma adesão enorme"

29 set, 2023 - 10:45 • Isabel Pacheco

É a primeira vez que as farmácias assumem a administração da vacina contra a covid-19.

A+ / A-

Desde o início de setembro que à farmácia gerida por Mariana Santos, no centro de Braga, chegam pedidos de agendamento para a vacinação contra a convid-19 e contra a gripe.

A responsável fala de uma adesão acima das expetativas à campanha de vacinação que, pela primeira vez, é gratuita para os maiores de 60 anos. Até agora só era acima dos 65 anos.

“Este ano temos uma adesão enorme”, reconhece Mariana Santos. “Estamos contentes por perceber que as pessoas percebem a importância da vacinação. Desde o início do mês que estamos a fazer marcações, reservas tanto da vacina da gripe como da vacina contra a covid-19”, conta.

É também a primeira vez que as farmácias assumem a administração da vacina contra a covid-19. “Um desafio”, reconhece Mariana Santos, que obriga a uma gestão mais cautelosa “para evitar desperdícios”.

“O que fazemos é o agendamento de seis pessoas ao mesmo tempo para haver o menor desperdício possível porque a vacinação contra a covid-19 necessita de preparação e vem em frascos individuais para 6 doses”, explica a farmacêutica .

Há, ainda, a necessidade de recobro dos utentes após a toma da vacina contra a covid-19, o que implica espaço e a formação prévia dos farmacêuticos.

“Todos os farmacêuticos têm o curso de administração de injetáveis e o curso de suporte básico de vida. Também temos a formação especifica da Ordem dos Farmacêuticos para administração da vacina contra a covid-19”, adianta a responsável.

Ainda assim, alerta Mariana Santos, “pedimos às pessoas que seja a primeira vez que são vacinadas contra a covid-19 que sejam encaminhadas ao centro de saúde”.

A campanha de vacinação arrancou esta sexta-feira. Há 2.300 farmácias que aderiram à campanha sazonal de vacinação que pretende abranger cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+