Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo propõe à Comissão “iniciativa europeia de habitação acessível”

01 set, 2023 - 08:30 • Olímpia Mairos , com redação

Além da procura de respostas para os problemas no setor da habitação, o Governo português quer que entre as prioridades de Bruxelas esteja a fuga de talentos e a recuperação de territórios ardidos.

A+ / A-

O primeiro-ministro terá enviado uma carta à Comissão Europeia a pedir que a procura de respostas para os problemas do setor da habitação seja prioritária na política de Bruxelas.

Esta é a segunda vez que António Costa envia uma carta à Comissão antes da rentrée europeia, com a lista das prioridades que o país gostaria de ver a serem assumidas por Bruxelas.

Em 2022, no topo da lista estava a execução do PPR. Este ano, entre as prioridades estão as respostas ao problema da habitação.

De acordo com o semanário Expresso, o documento, assinado por António Costa, pede, por exemplo, uma iniciativa europeia de habitação acessível.

O jornal cita o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, que explica que o objetivo será fomentar o alargamento do parque público e privado de habitação, alinhado com as técnicas de construção adequadas ao momento de transição ecológica e digital que vivemos.

Segundo o governante, a proposta também passa pelo reconhecimento europeu de que os apoios às rendas visam colmatar uma falha de mercado e, nesse sentido, não devem ser considerados ajudas de Estado, apontando a necessidade de afetação de outras formas de financiamento.

Reiterando que grande parte das competências continuarão a ser nacionais, o secretário de Estado entende que não faz sentido que a Comissão se demita de um assunto que diz respeito a tantos jovens europeus, considerando que se trata de um problema europeu e que, por isso, faz sentido uma intervenção comunitária.

Além da procura de respostas para os problemas no setor da habitação, o Governo português quer que entre as prioridades de Bruxelas esteja também a fuga de talentos e a recuperação de territórios ardidos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Mendes
    01 set, 2023 Aveiro 12:33
    O Costa escreveu á Chefe da UE para pedir ajuda e explicaçóes de como resolver o problema da Habitação porque a ministrinha de cá é imcompetente ...e num PS meteu uma cunha para um lugarzito na Europa......

Destaques V+