A+ / A-

Massa de ar africana pode afetar qualidade do ar em Portugal

08 ago, 2023 - 18:50 • João Pedro Quesado

O Sul do país, assim como o interior Centro e Norte, são as regiões mais suscetíveis à possível degradação da qualidade do ar.

A+ / A-

Portugal está, esta terça e quarta-feira, sob o efeito de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, mas ainda não se registaram situações de qualidade do ar “fraca” ou “má” no território português.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) refere que a “intrusão de uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de Africa” pode contribuir para o aumento da concentração de partículas em suspensão no ar, “especialmente nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo e interior das regiões Centro e Norte”.

Em resposta ao JN, a APA esclarece que os incêndios florestais também “podem afetar” a qualidade do ar em Portugal, devido à emissão de partículas resultante “da queima de biomassa florestal e das condições meteorológicas verificadas durante a ocorrência”.

Apesar disso, o organismo público diz que não houve, ainda, registos de situações de qualidade do ar “fraca” ou “má” pela presença de partículas. A “generalidade das estações” do território nacional mostra índices de qualidade nos níveis “bom” e “muito bom”.

A Agência Portuguesa do Ambiente avisa que a população “diretamente exposta” aos incêndios deve proteger-se “na medida do possível” e evitar “a inalação dessas partículas”, que constituem “um dos poluentes atmosféricos com maior impacte” na saúde pública.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+