Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jovem croata internado com lesão grave após mergulho

02 ago, 2023 - 15:45 • Lusa

Próximas 48 horas são cruciais para saber se jovem de 21 anos fica tetraplégico na sequência do acidente.

A+ / A-

O jovem peregrino croata que está internado no Hospital Santa Maria com uma lesão na sequência de um mergulho na praia "é uma situação grave", mas está estabilizado, disse esta quarta-feira à agência Lusa o diretor do serviço de urgência.

O peregrino, de 21 anos, deu entrada na urgência do Hospital Santa Maria, em Lisboa, por volta das 16h00 de terça-feira, na sequência do acidente, e encontra-se "neste momento estabilizado", disse o médico João Gouveia, adiantando que o hospital está em contacto com a Embaixada da Croácia e com a família do jovem.

Dos cerca de 30 peregrinos que já recorreram à urgência, este jovem "é o único doente que está internado e é uma situação grave", afirmou o diretor do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que integra os hospitais Santa Maria e Pulido Valente.

Relativamente aos motivos que levaram os outros peregrinos participantes na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) a recorrer às urgências, o especialista disse que foram essencialmente "problemas nos membros ou queixas gastrointestinais".

"São casos ligeiros sem necessidade de internamento", disse o médico intensivista, deixando um apelo às pessoas para que só se dirijam às urgências quando for estritamente necessário.

"Urgências são para tratar os doentes urgentes", vincou João Gouveia, observando que todas as outras situações não têm ali "o tratamento adequado que deviam ter noutras locais".

Por outro lado, prosseguiu, "prejudicam o tratamento daqueles doentes que necessitam mesmo de ir à urgência, principalmente nesta fase".

"De resto, é esperar que as pessoas, de um modo geral, cumpram todos os conselhos que lhes são dados para nesta situação manter um estado de saúde o máximo possível", rematou João Gouveia.

Entre as 08h00 de terça-feira e as 08h00 de hoje, 21 peregrinos recorreram à urgência central e oito à urgência pediátrica (até aos 18 anos), segundo dados do CHULN avançados à Lusa.

Mais de um milhão de pessoas são esperadas em Lisboa até domingo para a JMJ, considerado o maior acontecimento da Igreja Católica, e que conta com a presença do Papa Francisco.

O Papa, o primeiro peregrino a inscrever-se na JMJ, chegou a Lisboa hoje de manhã, tendo prevista uma visita de duas horas ao Santuário de Fátima no sábado para rezar pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia.

[notícia atualizada às 17h07 de 2 de agosto de 2023]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+