A+ / A-

Incêndio em Pedrógão Pequeno mobiliza 263 operacionais

17 jul, 2023 - 17:29 • Teresa Paula Costa com Redação

Fogo obrigou ao corte do IC8 entre o nó do Carvalhal e Pedrógão Grande. Há 11 meios aéreos no local.

A+ / A-

Onze meios aéreos e 263 operacionais, apoiados por 80 veículos terrestres, combatem nesta altura um incêndio numa área florestal nos concelhos da Sertã, em Pedrógão Pequeno, distrito de Castelo Branco e Pedrógão Grande, distrito de Leiria.

O alerta foi dado por volta das 14h52, para um foco de incêndio numa zona de difícil acesso devido à inclinação, o que levou à sua fácil propagação inicial, tendo, por isso, sido imediatamente acionados os meios de combate aéreos.

Segundo o Comandante Paulo Mariano, do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa, o incêndio "já está a ceder aos meios de combate”, prevendo-se que esteja controlado antes do início da noite, altura em que os meios aéreos serão desmobilizados.

Neste momento, já não há casas em perigo, pois “a prioridade foi salvaguardar, no início, as casas”, afirmou à Renascença Paulo Mariano, que negou também a existência de quaisquer danos materiais ou humanos.

Por causa do fumo e para facilitar a mobilidade dos meios, mantém-se cortado o IC8, entre o nó do Carvalhal e Pedrógão Grande, não havendo ainda previsão de abertura.

Também na região de Coimbra, em Oliveira do Hospital, outro fogo consome uma zona de floresta. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil, no combate a este fogo estão 149 operacionais no terreno, com a ajuda de 41 meios terrestres e cinco meios aéreos.

Em Azinheira Dos Barros e São Mamede do Sádão, no Alentejo, estão reunidos 38 operacionais, nove meios terrestres e um helicóptero no combate a um incêndio de mato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+