Tempo
|
A+ / A-

JMJ 2023. Futebol, voleibol e desporto inclusivo no programa do Festival da Juventude

23 jun, 2023 - 18:18 • Lusa

As inscrições para os dois torneios decorrem até 30 de junho, devendo os participantes ter idades entre os 16 e os 30 anos.

A+ / A-

Um torneio de futebol de sete, no Estádio Universitário de Lisboa, e um torneio de voleibol de praia, em Carcavelos, integram o programa da JMJSports, a vertente desportiva do Festival da Juventude da Jornada Mundial a realizar em agosto.

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 anunciou esta sexta-feira que os dois torneios, abertos a equipas mistas, vão ter lugar no dia 02 de agosto, entre as 14:00 e as 20:00, decorrendo, em simultâneo, algumas modalidades de desporto inclusivo.

"Durante a tarde de dia 02 de agosto, no Pavilhão 2 do Estádio Universitário, com o apoio e a organização da Fundação Benfica, os peregrinos podem participar em várias estações de desporto Inclusivo, experimentando modalidades como Blind Football, Walking Football e Corfebol", adiantaram os responsáveis pelo Comité Organizador Local da JMJ.

Esta inclusão visa dar expressão ao pensamento do Papa Francisco, que considera que "o desporto pode ser um símbolo de unidade para uma sociedade", acrescentam.

As inscrições para os dois torneios decorrem até 30 de junho, devendo os participantes ter idades entre os 16 e os 30 anos.

O "Festival da Juventude", que decorrerá no âmbito da JMJ, vai contar com 480 eventos em 100 espaços dos concelhos de Lisboa e Loures.

O festival decorrerá sob o mote "Façam barulho, levantem-se do sofá, reúnam os vossos amigos e venham viver a juventude".

Além da vertente desportiva, música, cinema, exposições, teatro, dança, conferências e eventos religiosos vão compor o programa deste festival, com a organização a considerar que, no que respeita a Lisboa, vai ser um "espetáculo incrivelmente diverso e multicultural onde a música, a dança e arte vão invadir os parques e praças da cidade".

O festival, com entrada gratuita e dirigido a todas as idades, inclui dois torneios desportivos, 10 peças de teatro, 15 filmes, 38 conferências, 290 concertos e 55 eventos religiosos e de encontro, envolvendo participantes de mais de 50 países.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 01 e 06 de agosto deste ano.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, tendo já passado por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

A edição deste ano esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.

O Papa Francisco foi a primeira pessoa a inscrever-se na JMJ Lisboa 2023, no dia 23 de outubro de 2022, no Vaticano, após a celebração do Angelus. Este gesto marcou a abertura mundial das inscrições para o encontro mundial de jovens com o Papa.

Até ao momento já iniciaram o processo de inscrição mais de 650 mil jovens.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+