Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visita oficial ao Canadá

Marcelo e Justin Trudeau juntos na defesa da NATO e da Ucrânia

15 set, 2023 - 18:48 • Lusa

O Presidente português e o primeiro-ministro canadiano reuniram-se em Toronto e trocaram elogios, destacando os interesses comuns dos dois países.

A+ / A-

O Presidente da República e o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, trocaram este sexta-feira elogios sobre o papel de cada um e dos respetivos países no mundo, em particular na ação climática e em defesa da Ucrânia.

Marcelo Rebelo de Sousa e Justin Trudeau fizeram breves declarações aos jornalistas no início de um encontro de trabalho, seguido de almoço, num hotel de Toronto.

"Trabalhamos tão de perto enquanto parceiros na NATO e a sua posição e de Portugal em relação à Ucrânia, opondo-se à Rússia e numa defesa tão forte pela paz, é realmente importante", declarou Justin Trudeau, dirigindo ao Presidente português.

Justin Trudeau, que falou em inglês e francês, destacou a participação de Portugal na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e considerou que tem tido um papel de liderança no ambiente e nos oceanos.

No plano das relações bilaterais, realçou: "Duplicámos o nosso comércio com Portugal na sequência do acordo de livre comércio [entre a União Europeia e o Canadá], o CETA, o que são ótimas notícias".

O primeiro-ministro canadiano elogiou também "a história incrível de sucesso" dos emigrantes portugueses e lusodescendentes e o seu contributo para o Canadá.

"Construíram este país", afirmou Trudeau, que descreveu a diáspora portuguesa como "incrivelmente forte".

Convite para Trudeau estar na Web Summit

Marcelo Rebelo de Sousa, que falou a seguir, devolveu os elogios a Justin Trudeau, considerando que, "no caso da Ucrânia, na NATO, e na ação climática, nos oceanos, na biodiversidade, na transição energética e também no digital", o primeiro-ministro canadiano, o seu Governo e o Canadá como um todo têm tido um "papel exemplar".

O chefe de Estado português aproveitou esta ocasião para reforçar o convite a Justin Trudeau para que visite Portugal em novembro deste ano e seja "a grande figura da Web Summit na abertura" desta conferência sobre tecnologia.


Sem dar para já resposta ao convite, Justin Trudeau referiu que o primeiro-ministro português, António Costa, já lhe tem falado no assunto: "Sim, o António tem falado comigo".

Marcelo Rebelo de Sousa disse a Trudeau que "a comunidade portuguesa, como sabe, apoia-o muito, e está muito agradecida ao Canadá".

"Nós estamos agradecidos à comunidade portuguesa", respondeu o primeiro-ministro canadiano.

Segundo o Presidente da República, a comunidade portuguesa "está a ficar mais forte", assim como os laços entre Portugal e o Canadá "no comércio, investimento, tecnologia, transição energética e digital".

"E depois, claro, somos parceiros antigos, é quase uma espécie de eternidade, uma fraternidade, é mais do que sermos apenas parceiros, nas Nações Unidas, mas sobretudo na NATO, apoiando a Ucrânia", acrescentou o chefe de Estado, lembrando que esteve na Ucrânia em agosto.

Marcelo Rebelo de Sousa, que falou em inglês, francês e português, apontou Justin Trudeau como "o primeiro a defender a Ucrânia, a sua integridade territorial, soberania e independência".

"Estamos juntos pela Ucrânia, juntos na NATO, juntos na ação climática, nos oceanos, na biodiversidade, tudo o que é mais progressista", resumiu.

O Presidente da República chegou ao Canadá na quarta-feira para uma visita oficial de cinco dias dedicada às comunidades emigrantes portuguesas neste país.

Fazem parte da sua comitiva o ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e os deputados João Azevedo e Castro, do PS, Francisco Pimentel, do PSD, Diogo Pacheco de Amorim, do Chega, Rodrigo Saraiva, líder parlamentar da Iniciativa Liberal, Bruno Dias, do PCP, e José Soeiro, do Bloco de Esquerda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+