Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Novo concurso de vinculação dinâmica

Um quarto dos professores não se candidatou a um lugar nos quadros

06 jun, 2023 - 15:14 • Fátima Casanova

Para as mais de 8.200 vagas disponibilizadas pelo Ministério da Educação, concorreram 6.159 professores. Há docentes que não quiseram arriscar dar aulas longe de casa.

A+ / A-

De acordo com os números divulgados à Renascença pelo Ministério da Educação, para as 8223 vagas concorreram 6159 docentes, o que corresponde a 75% dos lugares disponibilizados ao abrigo da vinculação dinâmica.

Estes professores no próximo ano letivo vão manter-se no Quadro de Zona Pedagógica, onde se encontram atualmente, mas em 2024/2025 têm de concorrer a todas as zonas do país.

Esta foi de resto, uma das questões que opôs sindicatos ao Ministério da Educação e que motivou os pedidos ao Presidente da República para que não promulgasse o diploma do novo regime de gestão e recrutamento de professores. Marcelo Rebelo de Sousa acabou por promulgar, alegando que um veto iria prejudicar milhares de professores que poderiam querer entrar nos quadros, através destas novas regras.

Os outros 2.064 que reuniam condições de concorrer ao novo concurso aberto pelo Governo, optaram por continuar em regime de contrato, ou seja, com um vínculo precário ao Estado.

De recordar que em maio, o Ministério da Educação abriu o concurso para a nova forma de vinculação, revelando que a maioria das vagas para o concurso era para os quadros de zona pedagógica do norte litoral, entre Viana do Castelo e Porto (3.204), e Lisboa (1.537).

Para além da entrada destes mais de seis mil professores nos quadros, há mais 2.393 docentes que vão vincular ao abrigo da chamada norma travão, que permite a entrada nos quadros, de professores que tenham três contratos anuais e completos.

Somando estas duas formas de vinculação, este ano entram nos quadros 8.552 docentes, preenchendo 80,5% das vagas abertas pelo Ministério da Educação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    06 jun, 2023 Eu 16:50
    Entrarem nos quadros não quer dizer 6159 novos docentes, pois eles já davam todos aulas. Quer dizer que 25% não foram parvos ao ponto de esperar um volte-face para o ano, onde vão ter de concorrer a nível nacional e é inevitável irem para longe de suas casas. Há muito "menino" que pensa na queda do governo, numa intervenção do Judas de Belém, ou como se perfilam Eleições, o governo vai facilitar... Esperem sentados

Destaques V+