Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sete ilhas dos Açores com avisos laranja e amarelo devido a chuva, trovoada e vento

04 jun, 2023 - 17:10 • Lusa

Entre as 09h00 e as 21h00 de segunda-feira e entre as 09h00 de terça-feira e as 06h00 de quarta-feira, as duas ilhas estão sob aviso amarelo, também devido à previsão de chuva e trovoada.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelo e laranja para sete ilhas dos Açores, devido à possibilidade de ocorrência de chuva, trovoada e vento, entre segunda-feira e quarta-feira.

As ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) estão sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, entre as 21:00 locais (22:00 em Lisboa) de segunda-feira e as 09:00 de terça-feira, devido à previsão de "precipitação por vezes forte", que pode "ser acompanhada de trovoada", revelou o IPMA, em comunicado.

Entre as 09:00 e as 21:00 de segunda-feira e entre as 09:00 de terça-feira e as 06:00 de quarta-feira, as duas ilhas estão sob aviso amarelo, também devido à previsão de chuva e trovoada.

Já para as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) foi emitido um aviso amarelo entre as 06:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira, devido à possibilidade de ocorrência de "precipitação por vezes forte", que pode "ser acompanhada de trovoada".

Nestas cinco ilhas vigora ainda um aviso amarelo, devido à previsão de vento, com direção de nordeste, entre as 09:00 de terça-feira e as 00:00 de quarta-feira.

Segundo o IPMA, o aviso laranja, o segundo mais grave da escala, é emitido em "situação meteorológica de risco moderado a elevado".

O aviso amarelo, o terceiro mais grave da escala, é emitido em "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+