Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Movimento Mais SNS protesta em Lisboa este sábado

03 jun, 2023 - 04:32 • Lusa

O movimento considera que o Serviço Nacional de Saúde "está a ser severamente comprometido". A manifestação sai às 15h00 do Largo Camões rumo à Assembleia da República.

A+ / A-

O Movimento Mais SNS, que reúne personalidades de vários quadrantes políticos e diversas áreas profissionais, organiza este sábado uma manifestação em Lisboa para exigir o reforço e reabilitação do Serviço Nacional de Saúde.

"A ideia deste movimento cívico é ser um grito de alerta para o estado de degradação a que deixaram o Serviço Nacional de Saúde (SNS) chegar", explicou à Lusa Bruno Maia, médico neurologista e um dos mentores do movimento.

Com nomes ligados à saúde, como Constantino Sakellarides e Francisco George, mas também às artes, como os músicos Jorge Palma e Salvador Sobral, o realizador João Salavisa e os escritores José Luis Peixoto e Luísa Costa Gomes, o movimento lançou um manifesto, já subscrito por cerca de 3.000 pessoas, que pede uma cura para um SNS que "está doente".

Os promotores esperam que a mobilização convocada para hoje em Lisboa "seja massiva", para responder a um problema que consideram igualmente massivo.

O movimento considera que o que está em causa é o acesso de todos os cidadãos ao Serviço Nacional de Saúde, que, alerta, "está a ser severamente comprometido".

A manifestação sai às 15h00 do Largo do Camões, em direção à Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+