Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tutti Frutti. PGR anuncia constituição de equipa em regime de exclusividade

12 jun, 2023 - 17:03 • Redação

Procuradora-Geral declara a excecional complexidade deste processo.

A+ / A-

A procuradora-geral da República anunciou a constituição de uma equipa com cinco magistrados do Ministério Público e cinco inspetores da Polícia Judiciária, todos em regime de exclusividade para concluir a investigação deste caso, que nasceu de uma denúncia anónima em 2015 e que envolve suspeitas de vários crimes económicos e favorecimento político envolvendo figuras do PSD e do PS.

A procuradora-geral reconhece que os factos que estão a ser investigados são de sensibilidade e repercussão social, bem como a qualidade e funções das pessoas visadas, tendo sido declarada a sua excecional complexidade.

Em declarações à Renascença, o advogado Carlos Pinto de Abreu sugere que o facto de terem vindo a público pormenores sobre o processo pode ter levado a procuradora-geral da República a decidir-se por medidas especiais.

"A partir do momento em que se abre publicamente uma discussão sobre um determinado processo que já ocorre a longo tempo, pode também haver razões extra processuais que têm a ver, também, com a política de investigação que se entenda intervir. Agora, nada impede que, numa fase final, em que haja uma recolha de prova que tenha sido lentamente feita durante algum tempo, haja uma equipa especial que possa, depois, no fundo, colaborar cooperar nas diligências de produção de prova que sejam necessárias e também na elaboração do despacho de encerramento de inquérito", explica.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    13 jun, 2023 Coimbra 12:42
    Estou espantado!! Julgava que a PGR tinha desaparecido em combate. Infelizmente a justiça vai de mal a pior, desde que esta procuradora assumiu funções. E a sua ação é igual aos do tempo da ditadura!!
  • ze
    13 jun, 2023 aldeia 07:47
    Se a "justiça" funcionasse bem e célere, haveria muita gente com processos e ....talvez até houvesse codenações,mas não interessa que seja célere para os amigos deste sistema politico.Talvez!......um dia isto mude.

Destaques V+