Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal tem 54 praias Zero Poluição, menos do que em 2022

30 mai, 2023 - 00:00 • Carla Fino , Teresa Paula Costa

Concelhos algarvios de ​Albufeira, Tavira e Vila do Bispo têm o maior número de praias "Zero Poluição".

A+ / A-

Portugal tem este ano 54 praias "Zero Poluição", menos quatro do que em 2022, anunciou nesta terça-feira a associação ambientalista Zero.

Sara Correia, técnica da Zero, disse à Renascença que não se pode falar de uma “tendência para pior”, porque o número de praias “varia de ano para ano”.

Em comunicado, a associação revela que o concelho algarvio de Albufeira concentra um total de seis praias "Zero Poluição", enquanto Porto Santo, Tavira e Vila do Bispo têm quatro praias e Alcobaça, Aljezur, Faro, Odemira, Sesimbra e Vila do Porto (Santa Maria, Açores) têm três, sendo os concelhos que lideram a lista.

Uma praia "Zero Poluição" é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica pelos dois parâmetros controlados e previstos na legislação - escherichia coli e enterococos intestinais - nas águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares.

“São critérios exigentes”, diz Sara, “é difícil que as praias cumpram os requisitos três anos consecutivos”.

Treze praias nas regiões autónomas

Quarenta e uma praias identificadas como "Zero Poluição" estão situadas em 18 concelhos do território continental.

Na Região Autónoma dos Açores localizam-se oito praias nestas condições e, na Madeira, em dois concelhos, foram identificadas cinco praias "Zero Poluição".

Interior precisa de melhorar qualidade

No interior do país, verificou-se a entrada na lista da praia de Santa Clara, no concelho de Odemira. Contudo, a Albufeira dos Alfaiates no concelho do Sabugal perdeu esta classificação.

Todas as restantes praias são consideradas “costeiras”. Para a associação, este “é um indicador do muito que ainda há a fazer para garantir uma boa qualidade da água dos rios e ribeiras em Portugal, o que requer esforços adicionais ao nível do saneamento urbano e das empresas”.

Para Sara Correia, é importante que os municípios e o Governo continuem a “investir” em redes de saneamento e na “manutenção das redes existentes” para que seja "cada vez mais raro" serem feitas descargas de água sem o devido tratamento nos rios e ribeiras do país.

Este é o período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.

“É difícil em águas interiores conseguir ter praias que cumpram com esta exigência”, explica a engenheira ambiental.

Zero faz balanços

Em 2023, de acordo com o comunicado, as praias "Zero Poluição" representam 8% do total das 659 zonas balneares em funcionamento.

Pela positiva, considera a Zero, merece destaque a entrada de mais uma praia de Albufeira a acrescentar às cinco existentes no ano passado, e a passagem de uma para três praias em Odemira, uma das quais interior.

Matosinhos, Torres Vedras e Vila Real de Santo António passaram a fazer parte dos concelhos com, pelo menos, uma praia "Zero Poluição", enquanto Esposende, Loulé, Peniche, Sabugal e Vila do Conde deixaram de estar representados.

Em termos de balanço, saíram da lista do ano passado 17 praias e entraram 13 novas.

Cuidados na abertura da época balnear

Neste dia em que abre, oficialmente, a época balnear, a associação ambientalista lembra os cuidados que os frequentadores das praias devem ter.

Lembrando que, por razões ambientais e de segurança, só devem ser frequentadas praias classificadas como zonas balneares, onde se conhece a qualidade da água e onde haja vigilância, a Zero apela aos utentes que não deixem quaisquer resíduos na praia, devendo, sempre que possível, encaminhá-los através da recolha seletiva, e que preservem a paisagem e os ecossistemas envolventes das zonas balneares, evitando o pisoteio de dunas ou outras áreas sensíveis.

Lista das 54 praias "Zero Poluição"

ALBUFEIRA: Evaristo, Falésia Alfamar, Manuel Lourenço, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha-Nascente e Rocha Baixinha-Poente.

ALCOBAÇA: Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro.

ALJEZUR: Amoreia-Mar, Bordeira, Vale Figueiras.

CALDAS DA RAINHA: Praia do Mar.

CAMINHA: Forte do Cão.

FARO: Barreta, Culatra-Mar e Ilha do Farol-Mar.

MAFRA: Coxos e S. Lourenço.

MATOSINHOS: Pedras Brancas.

NAZARÉ: Salgado.

ÓBIDOS: Vale de Janelas.

ODEMIRA: Almograve, Alteirinhos e Santa Clara.

SESIMBRA: Bicas, Lagoa de Albufeira-Mar e Moinho e Baixo-Meco.

SINTRA: Praia Grande e S. Julião.

TAVIRA: Barril, Cabanas-Mar, Ilha de Tavira-Mar e Terra Estreita.

TORRES VEDRAS: Formosa.

VIANA DO CASTELO: Afife.

VILA DO BISPO: Burgau, Castelejo, Cordoama e Salema.

VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO: Fábrica-Mar.

MADALENA (AÇORES): Cais Mourato.

PRAIA DA VITÓRIA (AÇORES): Prainha.

SANTA CRUZ DAS FLORES (AÇORES): Santa Cruz das Flores, São Roque do Pico e Poças de S. Roque.

VELAS (AÇORES): Preguiça-Velas

VILA DO PORTO (AÇORES): Formosa, Maia e São Lourenço.

PORTO MONIZ (MADEIRA): Laje.

PORTO SANTO (MADEIRA): Cabeço da Ponta, Lagoa, Ribeiro Cochino e Ribeiro Salgado.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+