Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Como interagir com orcas? Autoridade Marítima quer proteger velejadores

28 fev, 2023 - 16:39 • Teresa Paula Costa

Acidentes de embarcações provocados por orcas levam a AMN a realizar um workshop para informar os navegadores sobre medidas a tomar.

A+ / A-

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) manifestou nesta terça-feira a sua preocupação relativamente à aproximação da época em que as orcas se deslocam ao longo da costa portuguesa, podendo causar acidentes com embarcações.

É preciso “encontrar soluções que possam minimizar ou mesmo anular este novo comportamento, com vista à proteção não só dos velejadores e das suas embarcações, mas também dos próprios animais”, refere a AMN em comunicado.

Por isso, em colaboração com a Marinha Portuguesa e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, realiza a 3 de março o workshop “Interação com Orcas”, no qual se pretende também fazer uma atualização da informação já recolhida. Veja o programa aqui.

As autoridades recomendam aos navegantes que, após o avistamento de orcas, desliguem o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilizem a porta do leme, desmotivando assim os mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações.

A interação com os mamíferos ocorre, sobretudo, devido ao comportamento curioso das orcas juvenis. Atraídas pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações, como o leme e a hélice, as orcas podem aproximar-se excessivamente das embarcações e embater nas estruturas móveis, com probabilidade de rutura total ou parcial do leme.

No workshop será apresentado o sistema de avisos à navegação – Alerta Orcas - e serão abordados temas como “A dissuasão acústica no contexto das interações de orcas com embarcações”, “Perigos da utilização de detonadores (petardos) e alternativas” e “Dispositivos inovadores: Botão de Pânico, pinger e enguia-elétrica”.

Desenvolvido em parceria com a Associação Nacional de Cruzeiros e a Associação Naval de Lisboa, o evento contará com a presença do Grupo de Trabalho da Orca Atlântica e de vários velejadores que darão o seu testemunho do contacto com estes animais marinhos.

A data proposta – 3 de março - coincide com as comemorações do “Dia Mundial da Vida Selvagem”, cujo tema este ano é “Parcerias para a Conservação da Vida Selvagem”. Constitui assim uma combinação entre duas importantes instituições com intervenção nesta área, tendo ainda como parceiros a Associação Nacional de Cruzeiros e a Associação Naval de Lisboa.

Com início marcado para as 9h30, será transmitido em tempo real no Facebook do ICNF, aqui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+