Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cancro. Portugueses consideram inaceitável espera por aprovação de novos medicamentos

28 jun, 2023 - 11:55 • redação

Há um grande desconhecimento da população portuguesa relativamente ao cancro da mama triplo negativo.

A+ / A-

Uma grande parte da população desconhece o cancro da mama triplo negativo. É o que revela os dados de um estudo, divulgado esta quarta-feira pela Evita - Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Géneros Relacionados com os Cancros Hereditários que adianta, ainda, que quase 80% dos inquiridos considera inaceitável as demoradas esperas pela aprovação de novos medicamentos.

Segundo esta associação, existem vários casos de mulheres sem acesso a um tratamento inovador para o cancro da mama, tendo esta divulgação o objetivo de sensibilizar para um subtipo de cancro que é o mais agressivo e que afeta mulheres mais jovens.

Tamara Milagre, presidente da Associação Evita, explica à Renascença que “o estudo revela desconhecimento da população portuguesa relativamente ao cancro da mama triplo negativo.” O que, na precetiva da responsável, é “bastante significativo”.

A presidente revela que há “muitas mulheres com este subtipo de cancro” e que “até há bem pouco tempo se desconhecia novas abordagens mais especificas” para o seu tratamento, além da quimioterapia.

A Evita propõe como resoluções o aumento da literacia em saúde. “É muito importante aumentar a literacia do cidadão sobre a saúde” , defende a responsável que lembra que “o cidadão informado sobre a sua situação é um parceiro valioso nas decisões formadas com o seu médico”, bem como, “o aumento da atenção ao valor social na inovação tecnológica da saúde. “

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dora Romão
    07 mar, 2024 Setúbal 21:15
    Bonito e interessante maneira de se conseguir a dar às pessoas os vários tipos e qual o mais agressivo mais evasivo e mais reincidir . É por isso que não se consegue viver em pleno

Destaques V+