Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Problema no sistema está a impedir farmácias de aceder às receitas eletrónicas

22 jun, 2023 - 18:02 • Lusa

Dificuldades de acesso ao sistema surgiram de manhã e voltaram a ocorrer de tarde. Ainda não foi encontrada a origem do problema.

A+ / A-

Um problema no sistema de acesso à prescrição eletrónica de medicamentos está a impossibilitar as farmácias de aviar receitas dos utentes no país, confirmou à Lusa a presidente da Associação Nacional das Farmácias (ANF).

"Estamos com problemas em todo o país no acesso à prescrição eletrónica. Sabemos que os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) estão a tentar encontrar a origem do problema para o resolver", adiantou Ema Paulino.

Segundo disse a presidente da ANF, as dificuldades de acesso ao sistema surgiram esta quinta-feira de manhã, sendo parcialmente resolvidas, mas os "problemas voltaram a ocorrer da parte da tarde e ainda não foi encontrada a sua origem".

"Da nossa parte estamos a aguardar, porque se trata precisamente de um erro no acesso ao sistema de prescrição por parte das farmácias, que é transversal a todos os sistemas informáticos das farmácias", explicou a presidente da ANF.

"Neste momento [cerca das 17:00], não é possível aceder às prescrições eletrónicas", adiantou Ema Paulino, que tem a expectativa que a situação esteja resolvida em breve, apesar de ainda não ter uma previsão para isso.

A responsável da ANF referiu ainda que existe um sistema que pode ser consultado através de um código que se encontra nos guias de tratamento impressos, mas trata-se de uma solução "offline´ que não está atualizada permanentemente.

"Não é uma solução que possa ser utilizada com segurança por todas as farmácias", reconheceu.

"Quando temos este tipo de problemas de acesso à prescrição eletrónica, são transitórios e acabam por se resolvidos às vezes em minutos ou em pouco mais de hora, mas este está a prolongar-se um pouco mais", referiu ainda Ema Paulina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+