Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal terá lista de medicamentos críticos para evitar que faltem nas farmácias

17 jan, 2023 - 11:14 • Lusa

Anúncio foi feito esta terça-feira pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

A+ / A-
medicamentos Foto: DR
medicamentos Foto: DR
medicamentos Foto: EPA
medicamentos Foto: EPA
medicamentos. Foto: DR
medicamentos. Foto: DR

Portugal vai ter uma lista de medicamentos críticos que serão alvo de medidas específicas para ajudar a monitorizar a sua disponibilidade e evitar que faltem nas farmácias, anunciou esta terça-feira o ministro da Saúde.

"Essa lista de medicamentos críticos será estabelecida por peritos da área farmacêutica e médica e será validada pelos parceiros", explicou Manuel Pizarro, sublinhando: "Em relação a cada um dos produtos dessa lista tomaremos medidas especiais para garantir que esses (...) não possam escassear nas farmácias".

O ministro da Saúde, que falava aos jornalistas em Lisboa, à saída da sessão comemorativa dos 30 anos do Infarmed, especificou que esta lista "vai ajudar a monitorizar o risco", mas frisou que, por enquanto, "não há escassez de nada essencial".

"O facto de dispormos dessa lista vai permitir monitorizar de forma mais cuidadosa e mais atenta", insistiu.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+