Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cinco toneladas de cocaína apreendidas em Lisboa. Estavam escondidas entre bananas

22 set, 2023 - 20:31 • Lusa

A droga estava dissimulada num contentor proveniente do Equador. É uma das maiores apreensões em Portugal.

A+ / A-

Quase cinco toneladas de cocaína foram apreendidas na alfândega marítima de Lisboa, dissimuladas num contentor de bananas proveniente do Equador, anunciou esta sexta-feira a Autoridade Tributária (AT), responsável pela deteção da droga. É uma das maiores apreensões em Portugal.

A cocaína, num total de 4.958,25 quilos, foi detetada e apreendida no passado dia 31 de julho, mas a AT justifica só hoje ter anunciado a operação porque o produto estupefaciente foi entregue de imediato à Polícia Judiciária (PJ), "que prosseguiu com as diligências consideradas necessárias" para investigação da rede de tráfico, o que implicou a "não divulgação imediata das notícias", lê-se numa nota da Autoridade Tributária.

De acordo com a mesma informação, a droga estava dividida em 4.352 placas de cocaína que vinham escondidas num contentor de bananas refrigeradas provenientes do Equador.

A AT não adianta mais pormenores sobre a operação, nem se esta resultou em detenções. A Lusa tentou obter mais esclarecimentos junto da PJ, o que não foi possível em tempo útil.

Esta já não é a primeira apreensão de cocaína nos últimos tempos proveniente da América Latina dissimulada em contentores e caixas de bananas, mas será uma das mais avultadas.

Em maio, a PJ anunciou a apreensão, no Porto de Setúbal, de 4,2 toneladas de cocaína com "elevado grau de pureza" provenientes da Colômbia e transportadas até Portugal por via marítima num carregamento de bananas em paletes.

Nessa ocasião, a PJ indicava tratar-se, em termos de quantidade, da maior apreensão do ano em Portugal e uma das maiores dos últimos anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+