Tempo
|
A+ / A-

Mau tempo

IPMA admite possibilidade de tornados no Norte e Interior

26 mai, 2023 - 17:39 • Anabela Góis com redação

Embora raros, não são de pôr de parte, dadas as condições climatéricas atuais. IPMA pede cuidados à população.

A+ / A-

A depressão atmosférica que se abateu sobre Portugal, trazendo trovoada e queda de granizo, pode vir a originar a formação de tornados, admitiu nesta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em declarações à Renascença, o meteorologista Jorge Ponte afirmou que embora seja um fenómeno raro em Portugal, “não é de descartar a possibilidade de isso acontecer, principalmente quando há variação do vento em altitude, o que é o caso” dada a depressão que atinge o território do continente e que traz muita instabilidade.

O risco de se formar um tornado é maior na região Norte do país, e no Interior, avançou o técnico, justificando com o facto de ser a zona onde “há mais ingredientes favoráveis ao aparecimento desse tipo de fenómenos”.

Salientando a dificuldade em se prever este tipo de fenómenos, Jorge Ponte, adianta que nas próximas horas estão previstas “rajadas de vento forte associadas a aguaceiros também fortes com trovoada e com granizo”.

Neste momento, o IPMA tem já relatos de observação de trovoadas e de queda de granizo em alguns locais.

A situação vai manter-se, pelo menos, até o final da tarde e início da noite desta sexta-feira, especialmente nas regiões do Interior e também na região Norte.

Prevê-se uma acalmia temporária durante a noite e amanhã de manhã, sendo que este sábado, no período da tarde, voltarão a agravar-se as condições do estado do tempo.

As previsõs levaram oIPMA a emitir um aviso amarelo de precipitação e trovoada para todo o território do continente.

Doze distritos de Portugal continental - Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Coimbra, Beja, Castelo Branco, Portalegre e Braga - estão esta sexta-feira sob aviso amarelo até às 21h.

No sábado, a estes distritos juntam-se os distritos de Faro, Setúbal, Santarém, Leiria Aveiro e Lisboa, ficando todos os distritos do continente sob aviso amarelo entre as 12h e as 21h.

Para domingo é novamente esperada uma situação com precipitação, por vezes forte com trovoada, mas mais nas regiões norte e centro.

Situação exige cuidados redobrados

O meteorologista Jorge Ponte pede à população que redobre os cuidados, nomeadamente, com a condução.

“São os cuidados que a Proteção Civil habitualmente recomenda”, como minimizar as deslocações, ter cuidado na condução, se ela for imprescindível, e retirar do exterior todos os objetos que possam, com o vento, ser projetados ou acondicioná-los melhor.

Nos últimos anos, os tornados ou mini-tornados têm-se tornado mais frequentes em Portugal, causando danos materiais em habitações, viaturas e outro tipo de construções.

São fenómenos pontuais, mas que provam as alterações climatéricas que se têm vindo a operar no planeta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+