Tempo
|
A+ / A-

​Gonçalo Amaral. Novas buscas no caso Maddie são para criar "bode expiatório"

25 mai, 2023 - 06:22 • Liliana Monteiro

O ex-inspetor da Polícia Judiciária considera que as diligências na barragem do Arade "são estranhas" e diz que o dinheiro gasto podia ser usado para se fazer o que não foi realizado no processo. Gonçalo Amaral teme que se "plantem" provas.

A+ / A-

Portugal voltou a ouvir falar no caso Maddie McCann com o regresso, na passada terça-feira, de buscas no Algarve para tentar encontrar pistas sobre o desaparecimento da criança inglesa.

Em declarações à Renascença, Gonçalo Amaral, o inspetor aposentado da Policia Judiciária (PJ) , considera que o retomar das buscas serve para criar um bode expiatório que nada tem a ver com o caso e que já foi de resto avaliado pela polícia portuguesa.

"É um pouco estranho este orçamento e meios no terreno para esta operação. Pergunto porquê? Para isto é preciso ter fundamentos fortes e não são apenas um simples 'ele estava neste local por isso vamos ali procurar'. Porque não na barragem de Santa Clara a Velha, mais acima, onde ele também ia e era assíduo e havia uma comunidade alemã? Há aqui algo que não funciona", sublinha.

Gonçalo Amaral estranha também que as novas informações, dadas por um traficante de seres humanos condenado, que apontam suspeitas a Christiane Bruckner, não tenham sido remetidas pelos britânicos ao processo em Portugal, mas sim à Alemanha.

"Essa pessoa chegou e disse que este alemão, uma vez num festival no sul de Espanha, lhe confidenciou que era responsável pelo desaparecimento de Maddie. Era um individuo que vivia em Portugal, que tinha cometido alegadamente o crime em Portugal, a investigação corria em Portugal, então porque é que os ingleses em vez de remeterem para o nosso país remetem para a polícia alemã?”, questiona.

O que sabemos sobre o suspeito de raptar e matar Maddie McCann
O que sabemos sobre o suspeito de raptar e matar Maddie McCann

E não tem dúvidas que “é desde essa altura que se constrói um perfil em relação a este individuo que está detido até por uma violação que aconteceu lá perto (da Praia da Luz), violação que não existiu!”, sustenta.

O ex-inspetor, que teve em mãos o processo do desaparecimento que aconteceu a 3 de maio de 2007, sublinha que contra Christiane Bruckner, que cumpre prisão por violação de uma norte-americana no Algarve, não há provas.

"Neste caso de violação de 2005 o exame ginecológico realizado no Hospital de Portimão, na noite em que aconteceu o alegado crime, mostra que não houve violação. O exame tinha relatório escrito à mão e o tradutor disse que era ilegível, não foi tido em conta no processo, mas nem perguntaram aos colegas portugueses. O individuo está preso por algo que não existiu. Foram ainda recolhidos na casa da mulher os lençóis, etc... e nada foi encontrado que tivesse vestígios deste alemão."

Investigação sem provas do suspeito perto do apartamento

Em relação ao desaparecimento de Maddie, Gonçalo Amaral explica que não há qualquer localização de chamadas deste individuo na Aldeia da Luz, junto ao Ocean Club.

“Fala-se de um telemóvel e nem conseguem provar que aparelho usava e também não o conseguem meter dentro do apartamento. Há uma lista de pedófilos e assaltantes naquela zona e essa lista foi verificada e ele está lá, mas dizer que há chamada perto do apartamento é mentira. Ele vivia perto da praia da luz mas ainda afastado no entanto era possível ele ligar de casa e ativar a antena da zona."

Quanto ao que se procura nesta altura, diz Gonçalo Amaral, que pouco resta encontrar.

"Já ouvi que andam à procura de objetos, o que havia era o pijama, nem meias havia, nem chinelos, e há o corpo da miúda onde havia também cabelos."

Receia que sejam plantadas provas? Gonçalo Amaral lembra que a investigação pediu pijamas à fábrica que produziu aquele que a criança vestia, roupa que está também nas mãos das autoridades inglesas.

"A partir de agora não sei como se controlam os pijamas e não sei o que pode acontecer. Sei que há muitos cabelos da miúda, a família tem, a polícia inglesa tem, Portugal tem e do suspeito também há", sublinha.

O inspetor aposentado considera que se está a criar um bode expiatório: "Os pais e os amigos não podem ser responsabilizados e é preciso um bode expiatório e está aqui! Ao fim de oito anos é isto. A investigação alemã quer apenas provar que este individuo tem algo a ver com este caso".

Sabe que uma operação como a que está no terreno é dispendiosa e lamenta que o dinheiro não tenha sido usado para uma coisa fundamental.

"Com tanto dinheiro o que se podia fazer a reconstituição do dia 3 maio 2007, com pais e amigos e testemunhas e isso podia trazer a verdade", conclui Gonçalo Amara

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ermelinda
    30 mai, 2023 Suiça 14:09
    Eu acredito no ex inspector para mim é menina infelizmente morreu de um crime involontario agora fazem estas buscas para encontrar o quė? Acho uma fatochada estao é deitar areia para os olhos as autoridades estrangeiras fazem buscas agora era na altura que deviam ter feito e ajudar mais o ex inspector que perdeu tudo por ter descoberto é verdade agora fazem isso para terem boa figura e que fizeram Tudo para encontrar é Maddie pobre menina!!! E os pais ??? Ir até Roma para ser abençoados ja viram se agora se descobre que eles tiveram alguma coisa é ver com o caso boa figura Para mim aconteceu como o ex inspector com mais o menos pormenores mas un dia é verdade vém o decima ai veremos!!! Tenho pena para à Maddie
  • Rosa Azevedo
    25 mai, 2023 Sintra 15:25
    Chama-se democracia. Ouvir opiniões divergentes
  • Maria
    25 mai, 2023 Coimbra 12:44
    Este senhor, o tal Gonçalo Amaral, devia estar calado enquanto não se souber realmente o que aconteceu. Até revolta qualquer pessoa com bom senso ler os seus comentários. É tão fácil julgar...o seu comportamento é o de alguém que não tem empatia, compaixão...etc. ressaviado
  • rui dias
    25 mai, 2023 coimbra 10:47
    Como é que a RR dá crédito a um homem como este ex-inspetor?

Destaques V+