Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

De Chaves a Faro. Professores na estrada exigem recuperar "tempo roubado"

22 mai, 2023 - 13:50 • Olímpia Mairos

Professores vão percorrer 730 quilómetros em seis dias e meio. Pelo caminho, vão explicar às populações as razões da luta, que prometem não abandonar até reivindicações serem atendidas.

A+ / A-

De bicicleta, moto ou carro, um grupo de professores vai percorrer a Estrada Nacional (EN) 2 de Chaves até Faro, em defesa da escola pública e para reivindicar a recuperação integral do tempo de serviço congelado.

No momento da partida, no quilómetro zero, em Chaves, Mário Nogueira, da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), explicava o simbolismo da iniciativa que vai estar na estrada durante seis dias e meio.

“Estamos no quilómetro zero, que é o que é recuperado do ponto de vista do Governo no diploma que foi agora aprovado; segundo são muitos quilómetros, são 738 quilómetros. O tempo de serviço também são seis anos e meio, por isso, vamos fazer faseadamente este percurso”, para demonstrar que "o tempo de serviço pode ser recuperado faseadamente".

"Vamos estar seis dias e meio em recuperação. São precisamente os seis anos e meio que estamos a haver e que estão a ser roubados aos professores do tempo que cumpriram”.

Na perspetiva deste responsável, trata-se de “uma excelente iniciativa, com uma forte carga simbólica, partindo do marco zero, que é quanto vale, neste momento, o senhor ministro da Educação no seu trabalho para o setor e para a educação”.

Na caravana, e para fazer a viagem completa até Faro, Anabela Soteia, professora de Inglês em Coimbra, conta que vai de carro para “lutar e dar visibilidade aos problemas, aos imensos problemas que os professores têm neste momento”.

Segundo a docente, os problemas são ao “nível de carreira, essencialmente, mas a nível também salarial, condições de trabalho, horários de trabalho, e também pela imensa falta de professores”.

“A qualidade da escola pública que nós queremos que se mantenha, está a perder-se, porque lhe faltam imensos recursos, sejam humanos, sejam materiais e, portanto, nós queremos dar visibilidade, mais uma vez, ao problema enorme que se está a viver na educação, de norte a Sul de Portugal”.

Com chegada a Faro, no dia 30 de maio, a “caravana pela EN2” incluirá cinco a seis paragens por dia, com ações junto dos professores, encontros com alunos, encarregados de educação e a população em geral, a quem pretendem “agradecer a solidariedade e explicar as razões da luta”.

A iniciativa é da plataforma que junta nove organizações sindicais do setor da Educação. Além da Fenprof, fazem parte da plataforma Federação Nacional da Educação, a Associação Sindical de Professores Licenciados, a Pró-Ordem dos Professores, Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados, Sindicato Nacional dos Profissionais de Educação, Sindicato Nacional e Democrático dos Professores, Sindicato Independente dos Professores e Educadores e Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo
    22 mai, 2023 eu 17:39
    Deviam estar a concentrar-se nas ameaças do ministro de requerer serviços mínimos para as greves às avaliações finais, e aos Exames, que os sindicatos andam a apresentar como o "golpe" que vai virar tudo a seu favor, mas que o ministro se anda a preparar para destruir com novos serviços mínimos. Em vez disso, foram passear para a EN 2...
  • e-professor
    22 mai, 2023 Felizmente 16:42
    Isto não é a luta dos professores. É uma excursão pela EN 2 que nada trará à causa dos professores, mas vai permitir aos dirigentes eternos, aparecerem na TV. Não sei é como os associados que pagam quotas, permitem este desvario.

Destaques V+