Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Maddie McCann. PJ confirma novas buscas no Algarve

22 mai, 2023 - 12:03 • Redação, com Lusa

Buscas arrancam na terça-feira e vão decorrer na barragem do Arade, a cerca de 50 km da Praia da Luz.

A+ / A-

A Políca Judiciária (PJ) confirmou esta segunda-feira que tem em preparação novas buscas no âmbito do caso do desaparecimento de Madeleine McCann.

As buscas vão decorrer na barragem do Arade, no Algarve, a partir de amanhã, terça-feira, a cerca de 50 quilómetros do local de onde, há 16 anos, desapareceu Madeleine McCann.

"Face às notícias vindas a público, a Polícia Judiciária confirma que, relativamente à investigação ao desaparecimento de uma criança inglesa, ocorrido no Algarve em 2007, continuam a ser desenvolvidas diligências para o cabal esclarecimento da situação", refere a PJ, em comunicado.

As novas buscas coordenadas pela Judiciária na barragem do Arade decorrem no âmbito da cooperação internacional, "a pedido das Autoridades Alemãs (BKA) e com a presença das Autoridades Inglesas".

"Oportunamente serão fornecidas informações sobre o resultado das diligências", adianta a Judiciária.

Segundo a agência Lusa, as buscas deverão durar entre dois a três dias.

Esta operação decorre de uma Decisão Europeia de Investigação (as antigas cartas rogatórias) dirigida pelas autoridades da Alemanha a Portugal.

O local costumava ser frequentado por Christian Brueckner, suspeito do desaparecimento da menina conhecida por Maddie, então com 3 anos de idade.

Christian Brueckner, 45 anos, está a cumprir pena em Kiel (Alemanha) por outro crime. Foi também acusado em outubro do ano passado pela justiça alemã de três crimes de violação e dois de abusos sexuais de crianças em território português, alegadamente cometidos entre 2000 e 2017.

A procuradoria de Brunswick adiantou que as acusações então deduzidas contra Christian Brueckner não se relacionam com o caso do desaparecimento da criança britânica num aldeamento turístico na Praia da Luz, Lagos, Algarve.

[notícia atualizada às 17h46]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+