Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Provas de aferição. Apenas 5% dos alunos do 5.º ano não tem dificuldades de leitura

20 jan, 2024 - 11:46 • João Pedro Quesado

No relatório sobre as provas realizadas no último ano letivo, o Instituto de Avaliação Educativa diz que o modelo digital não teve "um impacto significativo" nos resultados. Dificuldades vão de apontar a Península Ibérica num mapa a pesquisar informação na internet.

A+ / A-

Só 5% dos alunos do 5.º ano de escolaridade não têm nenhuma dificuldade na leitura. Esta é uma das conclusões do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), que publicou esta sexta-feira o relatório acerca dos resultados nacionais das provas de aferição de 2023. Em geral, o desempenho dos alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade foi "inferior na maioria dos domínios avaliados" em comparação com as provas de 2022 ou de outro ano comparável.

Na caraterização do desempenho nas provas do ano letivo 2022/2023, o IAVE aponta que, de "forma global", é nas disciplinas de "História e Geografia de Portugal, do 5.º ano, e de Matemática e de Ciências Naturais e Físico-Química, do 8.º ano de escolaridade", que os alunos "evidenciam mais dificuldades em atingir desempenhos dentro do esperado".

Enquanto o desempenho dos alunos deveria estar nas categorias "Conseguiu" e "Conseguiu, mas…", os resultados mostram que a percentagem de alunos cujo desempenho se enquadra na categoria de "Revelou Dificuldade" é significativamente elevado.

Contudo, o IAVE declara que os resultados, "embora evidenciem desempenhos menos satisfatórios, estão alinhados com os resultados da aplicação anterior de cada prova".

Alunos não conseguem identificar mapa da Península Ibérica

Um dos dados mais fortes do relatório é que apenas 0,7% dos alunos do 75 mil anos do 5.º ano - que têm 10 ou 11 anos de idade - que fizeram a prova de aferição em 2023 não têm dificuldades em identificar a Península Ibérica num mapa.

Contudo, os problemas não param aqui. Na disciplina de Português, os resultados pioraram em todos os domínios avaliados, e é nas competências de leitura e educação literária que estão pior - apenas cerca de 25% dos alunos consegue ter aproveitamento na leitura, mas só 5% não tem nenhuma dificuldade.

No 8.º ano, na disciplina de Matemática, a esmagadora maioria dos alunos tem dificuldade ou não consegue realizar cálculos, nem organizar e interpretar dados. Nas Tecnologias de Informação e Comunicação, quase 80% dos alunos não sabe investigar e pesquisar na internet.

Provas em formato digital não tiveram "impacto significativo"

Em 2023, as provas foram realizadas "pela primeira vez de forma generalizada" em suporte digital. Apesar do debate sobre o impacto deste modelo nos resultados, o IAVE considera que "os dados não parecem indicar que o modo de aplicação digital tenha tido um impacto significativo nos resultados dos alunos".

Para chegar a essa conclusão, o IAVE apoia-se na "distribuição dos resultados pelas quatro categorias de desempenho", principalmente visível no "comportamento dos itens de seleção", em que a interação com a plataforma digital é "muito idêntica à dos itens de construção", que implicam "maior proficiência na interação". Essa distribuição, diz o IAVE, é muito idêntica à dos itens de construção, os quais implicam uma maior proficiência na interação com a plataforma de realização de provas digitais do IAVE.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • xico
    20 jan, 2024 lixa 19:57
    O ensino desde que foi tomada pelos partidos de esquerda, veio a degradar-se ano a ano, os alunos, não sabem ler nem escrever,contas então não se fala, e os professores para não terem de dar explicações á tutela, são obrigados a passá-los, uma vergonha de ensino, assim como é quase tudo neste país, uma vergonha.Haja quem tome conta disto.

Destaques V+