Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vão ser criadas mais 8.337 vagas em creches

15 mai, 2023 - 18:12 • Anabela Góis e Ricardo Vieira

​Governo assinou contratos de financiamento PRR com instituições sociais e autarquias, no valor de 72 milhões de euros.

A+ / A-

Vão ser criadas mais 8.337 vagas em creches de todo o país. O acordo foi assinado esta segunda-feira, em Fátima, pelo Governo, instituições do setor social e autarquias.

Os contratos são celebrados ao abrigo do financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Um total de 153 candidaturas foram aprovadas para requalificação e alargamento da rede de equipamentos sociais.

O investimento total nestes equipamentos é superior a 72 milhões de euros, com uma componente de 25 milhões de euros de financiamento público, através do PRR, adianta o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Com os novos lugares, amplia-se a capacidade de resposta em creche, numa altura em que a gratuitidade, através da medida “Creche Feliz”, beneficia já mais de 58 mil crianças.”

A cerimónia contou com a presença da ministra da Solidariedade, Ana Mendes Godinho; da secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes; e do secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro.

«Se somarmos ao que já tínhamos aprovado pelo PRR e PARES [Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais], significa que estamos a aumentar a capacidade de resposta em 15 mil lugares», referiu Ana Mendes Godinho.

A ministra comprometeu-se a eliminar a burocracia em projetos para servir as crianças, de modo a garantir que o investimento “rapidamente chegue ao terreno”.

“Para isto, é preciso simplificarmos todos os processos que não acrescentam valor e, portanto, têm aqui o meu compromisso de eliminar toda a burocracia que não acrescenta valor, para que estes projetos aconteçam e estejam a serviço das crianças", afirmou a governante.

"Uma gota no oceano”

Todas as vagas em creches são bem-vindas e são sempre poucas, reage a Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular ao anúncio da criação de mais 8.300 vagas em todo o país.

Susana Baptista, directora da associação, diz que este número agora anunciado é “apenas uma gota no oceano”.

A diretora da Associação de Creches e Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular diz que, mesmo com estas vagas que agora vão ser criadas no setor social, ficam a faltar muitas mais.

Susana Baptista lamenta que o Governo recuse alterar a lei de forma que os privados possam fazer obras em salas desocupadas, para alargarem as suas instalações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+