Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carlos Carreiras, autarca de Cascais

"Problema de organização do Estado" provocou "mortes prematuras" por Covid

15 mai, 2023 - 14:26 • Ana Fernandes Silva com redação

Presidente da Câmara de Cascais admite que a autarquia teve muitas vezes o papel de conciliar interesses que estavam na origem desses conflitos.

A+ / A-

Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, disse esta segunda-feira que a falta de coordenação entre os Ministérios da Saúde e da Segurança Social durante a pandemia de Covid-19 terá provocado várias mortes que poderiam ter sido evitadas.

"Com certeza, muitos cidadãos tiveram uma morte mais prematura daquela que poderiam ter se houvesse uma conciliação entre os dois ministérios", afirmou Carlos Carreiras. "É uma dúvida que ficará para sempre e que hoje em dia não será possível esclarecer", acrescentou.

Em declarações na Conferência Inverno Demográfico em Portugal – O Papel da Imigração, organizada pela Renascença em parceria com a Câmara de Vila Nova de Gaia, Carlos Carreira defendeu ainda que, no município de Cascais, “foi necessário conciliar interesses que estavam no meio desses conflitos” institucionais.

Questionado pela Renascença sobre as declarações, Carreiras aponta como um dos exemplos o caso dos lares.

"Houve alguns lares em que se veio a descobrir mais tarde que eram ilegais e para além de serem ilegais, não tinham condições rigorosamente nenhumas. Era preciso salvaguardar os utentes desses lares, especialmente aqueles que estavam doentes", admite o autarca de Cascais.

Carlos Carreiras questiona, nestes casos, a origem da responsabilidade. "Quando entravam na área da doença, era quando se começava a complicar, porque de quem era a responsabilidade? Da Segurança Social, em encontrar um local que pudesse acolher [os doentes] ou do Ministério da Saúde, para lhes dar respostas do ponto vista hospitalar?".

Carlos Carreiras admite que muitos casos demoraram tempo demais a ser resolvido. "É um problema de organização do Estado", adiantou o autarca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+