A+ / A-

Vento e tempo quente e seco coloca cerca de 70 concelhos em perigo máximo de incêndio

18 mai, 2023 - 07:12 • Olímpia Mairos , com Lusa

O IPMA prevê para o continente céu pouco nublado, com aumento temporário de nebulosidade a partir da tarde, possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior do Baixo Alentejo e Algarve e vento por vezes forte nas terras altas e no litoral.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta quinta-feira em perigo máximo de incêndio cerca de 70 concelhos dos distritos de Leiria, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém.

Em perigo muito elevado e elevado estão vários concelhos de todos os 18 distritos do continente.

Por causa das previsões do IPMA para os próximos dias de vento e tempo quente e seco, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na quarta-feira para o agravamento do perigo de incêndio rural.

Em comunicado, a ANEPC refere que a previsão do IPMA aponta para subida da temperatura máxima para valores acima de 30 graus Celsius na região Sul e no Alto Tejo e vento forte do quadrante leste, em especial durante as noites e manhãs nas terras altas do Norte e Centro, com rajadas até 80 quilómetros por hora.

O IPMA prevê igualmente humidade relativa do ar inferior a 30% e aumento do perigo de incêndio muito elevado a máximo no Algarve e interior Norte e Centro, com agravamento no interior Norte e região Centro.

Sobre os riscos expectáveis, a ANEPC dá nota, do aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de combate, sobretudo no interior Norte e Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.

Para esta quinta-feira, o IPMA prevê no continente céu pouco nublado, com aumento temporário de nebulosidade a partir da tarde, possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior do Baixo Alentejo e Algarve e vento por vezes forte nas terras altas e no litoral, acentuado arrefecimento noturno, em especial no interior das regiões Norte e Centro e uma pequena descida de temperatura.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+