A+ / A-

Perigo máximo de incêndio em trinta e quatro concelhos de sete distritos

16 mai, 2023 - 07:13 • Olímpia Mairos , com Lusa

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 21 na Guarda e os 30 graus, em Beja, Santarém e Lisboa.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou esta terça-feira em perigo máximo de incêndio trinta e quatro concelhos dos distritos de Faro, Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém.

Em perigo muito elevado estão mais de 80 concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Coimbra, Leiria, Santarém, Viseu, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Porto, Vila Real e Bragança.

À exceção do distrito de Viana do Castelo todos os outros distritos do continente têm concelhos em risco elevado de incêndio.

Segundo as previsões do IPMA, até sexta-feira verificar-se-á um agravamento do perigo de incêndio rural.

Para esta terça-feira, prevê-se no continente céu em geral pouco nublado, vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas, acentuado arrefecimento noturno, em especial no interior, e subida da temperatura máxima no litoral oeste das regiões Centro e Sul.

Nas regiões Norte e Centro, as previsões apontam para céu com períodos de muita nebulosidade por nuvens médias e altas, vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo do quadrante norte no litoral em especial durante a tarde e soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, acentuado arrefecimento noturno, em especial no interior e subida da temperatura máxima no litoral da região Centro.

Para a região Sul, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade por nuvens médias e altas, vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante leste, sendo do quadrante norte no litoral oeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas, até meio da manhã e a partir do fim da tarde, e na faixa costeira ocidental a partir da tarde, e rodando temporariamente para o quadrante oeste no Baixo Alentejo e Algarve durante a tarde e pequena subida da temperatura máxima, em especial no litoral oeste.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 7 graus Celsius (em Bragança) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 21 (na Guarda) e os 30 (em Beja, Santarém e Lisboa).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+