Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Provas de aferição

​Escolas com “muitas dificuldades” para cumprir calendário das provas de aferição

13 mai, 2023 - 12:58 • Cristina Nascimento

Presidente da Associação Nacional de Agrupamentos e Escolas Públicas critica indicação tardia sobre a necessidade de instalar uma aplicação nos computadores. Em causa podem estar as provas de TIC do 8.º ano.

A+ / A-

O presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP) admite que “na maior parte das escolas” pode não ser possível cumprir o calendário previsto para as provas de aferição.

Em causa estão sobretudo as provas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), do 8.º ano. As escolas receberam na sexta-feira indicação sobre a necessidade de ser instalada uma aplicação nos computadores.

O presidente da associação, Filinto Lima, lembra que as escolas puderam aprovar definir um dia para esta prova entre 16 e 26 de maio. Nos estabelecimentos de ensino que marcaram para os primeiros dias, Filinto Lima antecipa “muitas dificuldades na maior parte das escolas a possibilidade desse prazo, dia 16 e mesmo dia 17 de maio, ser cumprido”.

Nestas declarações à Renascença, Filinto Lima lembra que esta tarefa vai recair sobretudo nos professores de TIC "que são muito poucos".

Filinto Lima considera que esta situação “é mais uma acha para a fogueira, num ano que tem sido de muito trabalho, um ano de greve, um ano de muita luta de professores”.

O presidente da associação critica também a tutela por, aparentemente, “pouco ter aprendido” com a experiência piloto das provas de aferição digitais que decorreu o ano passado e lembra também a necessidade de existir técnicos de informática nas escolas.

Os alunos do 2.º, 5.º e 8.º anos de escolaridade têm de fazer provas de aferição entre maio e junho em diversas disciplinas. Este ano, estas provas serão feitar em formato digital.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    13 mai, 2023 Palmela 13:26
    Tenho pra ai livros da revolucao francesa" mas ja nao me lembro de nada!

Destaques V+