Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa vs Costa

Carlos Costa processa António Costa e chama Marcelo como testemunha

12 mai, 2023 - 11:33 • Olímpia Mairos , com Lusa

António Costa processou Carlos Costa por “ofensas à honra”, depois de ter sido acusado de “intromissão política” no caso do afastamento de Isabel dos Santos do banco BIC e tem Marcelo Rebelo de Sousa como testemunha.

A+ / A-

O ex-governador do Banco de Portugal Carlos Costa vai mover uma ação cível contra o primeiro-ministro para que este se “retrate publicamente” de “afirmações injuriosas”, chamando como testemunha o Presidente da República.

Numa declaração à Lusa, o ex-governador indica não ter “ainda sido citado” para a ação cível movida pelo primeiro-ministro, António Costa.

Revela, no entanto, que já constituiu mandatários judiciais “tendo em vista a contestação especificada da referida petição cível, com simultânea dedução de pedido reconvencional contra o Dr. António Costa, para que publicamente se retrate das afirmações injuriosas que me dirigiu, assim repondo a verdade dos factos, arrolando eu próprio como testemunhas, entre outras, também as que o autor indicou, incluindo o senhor Presidente da República”.

O primeiro-ministro apresentou em 27 de abril uma ação cível contra o ex-governador do Banco de Portugal (BdP) Carlos Costa, na qual pede que seja condenado “a retratar-se das afirmações” sobre pressões relativas a Isabel dos Santos.

António Costa chamou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para testemunhar no processo civil contra o ex-governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, que acusou o primeiro-ministro de pressões políticas. A notícia foi confirmada pela Renascença junto do advogado do primeiro-ministro.

António Costa processou Carlos Costa por “ofensas à honra”, depois de ter sido acusado de “intromissão política” no caso do afastamento de Isabel dos Santos do banco BIC.

Segundo informa o Expresso, fonte ligada ao processo indica que o Presidente da República não é testemunha abonatória ou de acusação: “Foi-lhe pedido um depoimento sobre os factos relevantes da intervenção do Governo”.

Em novembro do ano passado, no dia em que o Observador fez a pré-publicação do livro "O Governador", do jornalista Luís Rosa, o primeiro-ministro prometeu que iria processar Carlos Costa por ofensa à sua honra e ao seu bom nome.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    12 mai, 2023 Paços 18:38
    O Carlos Costa devia estar preso neste momento! Aquilo que ele fez na BES devia dar 25 de cadeia! Dizer ao Ricardo Salgado que ele tem que sair, mas que podia estar lá mais um mês, foi a mesma coisa que dizer "rouba o que tens a roubar e põe-te a andar"! Num mês fez desaparecer 3 mil milhões de euros! Portanto no caso do BES, tanto o Carlos Costa como o Ricardo Salgado têm culpas a meias!

Destaques V+