Tempo
|
A+ / A-

Educação

Professores. Concurso para os quadros abre esta sexta-feira

11 mai, 2023 - 18:05 • Fátima Casanova

Grande Lisboa e Norte Litoral têm mais de metade das vagas para o concurso de professores, que decorre até 18 de maio.

A+ / A-

Professores podem concorrer a um lugar nos quadros da escola a partir de amanhã. A abertura de concurso foi publicada esta quinta-feira pela Direção Geral da Administração Escolar (DGAE).

Estão disponíveis 8.223 mil vagas no âmbito da vinculação dinâmica a que se juntam mais 2.401 mil ao abrigo da norma travão.

O concurso decorre até às 18 horas de 18 de maio, de acordo com a informação disponibilizada pela DGAE, que informa “que a candidatura aos concursos externo, externo de vinculação dinâmica e contratação inicial/reserva de recrutamento realizados ao abrigo do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, na redação atual, conjugado com os artigos 43.º e 54.º do Decreto-lei n.º 32-A/2023, de 8 de maio, decorrerá entre os dias 12 e 18 de maio (18 horas de Portugal continental)”.

Grande Lisboa e Norte Litoral com mais de metade das vagas.

Somando as vagas dos dois concursos (norma travão e vinculação dinâmica), o número de vagas ascende às 10.624 mil. O grupo de recrutamento 110, que corresponde ao 1º ciclo do Ensino Básico, é o que tem mais lugares disponíveis: 1.904 mil. Seguem-se os grupos de Português (809) e de Educação Especial 1 (731). Do lado contrário, o grupo de Latim e Grego só tem uma vaga, o de Ciências Agropecuárias tem duas, já Língua Gestual Portuguesa é o único grupo de recrutamento sem vagas a concurso.

De acordo com as contas apresentadas no blogue DeAr Lindo, mais de metade das vagas disponíveis estão no Quadro de Zona Pedagógica (QZP) 1 (3.447 mil) e no 7 (2.750 mil), a que correspondem as zonas do litoral norte e da Grande Lisboa e Península de Setúbal, respetivamente. Por outro lado, o QZP 5, que corresponde aos distritos da Guarda e Castelo Branco, é o que tem menos vagas: 262 no âmbito dos dois concursos de vinculação.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquin Monteiro Car
    16 mai, 2023 Marco de Canaveses 11:37
    Não concordo em absloto ser obrigado em 2024 a concorrer para todos os QZP do país.

Destaques V+