Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

investigação

Cancro gástrico. Descoberta molécula associada a "pior prognóstico"

11 mai, 2023 - 09:54 • Lusa com redação

A descoberta dos investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) vai contribuir para desenvolver terapias direcionadas para travar a metastização.

A+ / A-

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) revelaram, esta quinta-feira, que descobriram uma molécula presente nas células do cancro gástrico associada a "maior invasão tumoral" e a um "pior prognóstico dos pacientes".

Trata-se da molécula Syndecan 4 que, segundo a investigação, publicada na revista científica PNAS, atua como um "novo maestro" na comunicação das células de cancro do estômago.

Em comunicado, o Instituto da Universidade do Porto revela que a molécula é transportada por vesículas extracelulares produzidas pelas células tumorais e direciona estas vesículas para o fígado e pulmão, órgãos onde "é comum aparecerem metástases de cancro do estômago".

As descobertas contribuem para a "compreensão de um novo mecanismo de comunicação das células tumorais", ao identificar um "potencial alvo" para desenvolver terapias direcionadas para travar a metastização, destaca o instituto.

Uma equipa do i3S, liderada por Ana Magalhães, já tinha identificado que a infeção com estirpes mais patogénicas da bactéria "Helicobacter pylori" - fator de risco para o desenvolvimento de cancro gástrico - causavam "um aumento" da Syndecan 4. .

"Recorremos então a amostras de tumores gástricos de pacientes do IPO [Instituto Português de Oncologia] e descobrimos que nestes tecidos esta molécula estava muito presente e que a sua presença estava associada a um pior prognóstico", refere, citada no comunicado, a investigadora do grupo "Glycobiology in Cancer", do i3S.

"Verificámos também que o Syndecan 4 está associado a uma maior capacidade de mobilidade e de invasão das células tumorais", adianta a primeira autora do artigo, Juliana Poças, esclarecendo que "se as vesículas extracelulares tiverem esta molécula serão internalizadas pelas células do fígado e dos pulmões, órgãos onde é comum aparecerem metástases do cancro do estômago".

"No entanto, quando removemos o Syndecan 4 das vesículas extracelulares verificamos que bloqueamos a sua entrada nas células do fígado e pulmões", acrescenta.

Estes dados "revelam o potencial desta molécula como um novo alvo terapêutico em oncologia de precisão para limitar a invasão do cancro gástrico e controlar a comunicação das células de cancro com a sua vizinhança próxima e à distância", destaca Ana Magalhães, notando que "esta molécula surge como um potencial biomarcador de pior prognóstico em cancro gástrico".

A investigação foi desenvolvida em parceria com a Fundação Champalimaud e em colaboração com o grupo de Patologia e Terapêutica Experimental do IPO-Porto. .

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joana santos
    27 jul, 2023 Gaia 09:49
    Parabéns às novas descobertas no câncer de estômago...Em relação ao atraso na aprovação do medicamento,percebo, pois não se conhece uma boa parte da reação nos humanos, pois foi feita em ratos,e o resultado pode ser a cura ou sua aproximação,ou um resultado devastador,reativo e de morte... Mas infelizmente o câncer já mata,... Não tendo nada a perder... Uma vez que é uma questão de tempo... Admiro a iniciativa do senhor Carlos moedas,em relação ao acordo que tem com a champalimou, às mulheres de Lisboa... Desejo que os analistas e investigadores do câncer cheguem mais próximos de uma cura... Coragem, alegria, raziliencia, ânimo, fé, esperança... Para todos aqueles que estão doentes de câncer mulheres e homens e crianças... humanos... Muita saúde, muita paz, muita cura universal, muito carinho e respeito por quem enfrentar está doença difícil... Mas apesar de tudo, não desistam ,sorria para a vida, esperando que esta sorria para si...Um abraço fraterno de cura universal,cheio de cores, angelicais esperando sempre as melhoras... Gratidão a Deus,pelo conhecimento,aos médicos enfermagem técnicos, investigadores,analistas,e também aos cuidadores,e cuidados... Sejam iluminados, felizes, saudáveis,alegres,vivam,vivam, vivam... Maria Joana santos

Destaques V+