Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manuel Pizarro

Ministro admite analisar criação no SNS de "via verde" para vítimas de abusos sexuais

17 fev, 2023 - 12:29 • Lusa

Manuel Pizarro foi questionado sobre o desafio lançado pelo psiquiatra Daniel Sampaio, no programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público.

A+ / A-

O ministro da Saúde disse esta sexxta-feira que poderá ser analisada a hipótese de criar uma ‘via verde’ no Serviço Nacional de Saúde (SNS) no SNS para vítimas de abuso sexual, mas salvaguardou que “os recursos não dão para tudo”.

Em Matosinhos (distrito do Porto), à margem da inauguração da Unidade de Saúde Familiar Godinho de Fariam, de S. Mamede de Infesta, Manuel Pizarro foi questionado sobre o desafio lançado pelo psiquiatra Daniel Sampaio, no programa Hora da Verdade da Renascença e do jornal Público.

“Temos de trabalhar nessa e em outras matérias. O SNS tem uma vocação humanista que obriga a olhar para todos estes problemas com enorme atenção e também sou sensível é que os recursos não dão para que tudo funcione com vias verdes e operações especiais. Temos de ver se é realizável ou não. Do meu ponto de vista se for realizável, é uma medida adequada”, disse o governante.

Daniel Sampaio, psiquiatra e membro da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos de Crianças na Igreja, defendeu ontem a criação de uma “via verde” no SNS para vítimas de abuso sexual.

Em resposta, Manuel Pizarro apontou que terá de se ver “se é o SNS diretamente [a estar apto para esse trabalho] ou se é um caso em que a mediação por outras instituições não torna mais fácil o recurso das pessoas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+